Geral

Fepam emite licença para linha de transmissão no Litoral Norte que fortalecerá sistema elétrico em todo o RS

Pelo menos 200 empregos diretos devem ser abertos na fase de instalação
12/01/2021 - 10h17min Governo do Estado RS Corrigir

A capacidade de distribuição de energia elétrica no Estado será ampliada. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu Licença de Instalação (LI) para a EDP Transmissão Litoral Sul. O documento autoriza a construção de linha de transmissão (LT) no Litoral Norte – investimento de R$ 320 milhões por parte da empresa.

A LT terá 63 quilômetros de extensão, interligando as subestações coletoras Atlântida 2 e Torres 2. Com 104 postes e 120 torres metálicas, cruzará pelos municípios de Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Capão da Canoa e Xangri-lá, distribuindo 230 kilovolts (kV) de tensão.

Pelo menos 200 empregos diretos devem ser abertos na fase de instalação, conforme a EDP. O gestor executivo de meio ambiente da empresa, Eduardo Santarelli, informa que a primeira parte das obras deve ser concluída em até 11 meses, fortalecendo todo o Estado, já que está conectado ao sistema interligado nacional.

“As equipes da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestutura) e da Fepam foram criteriosas tecnicamente e eficientes no andamento dos processos. Com a licença em mãos, vamos iniciar as obras imediatamente e garantir maior segurança energética a todos ao gaúchos, em diferentes cidades”, comenta Santarelli.

O tempo de análise da licença, emitida em 5 de janeiro, foi de 34 dias. Conforme a gerente regional da Fepam, Caroline Moura, responsável pelo processo, o trabalho foi realizado de forma conjunta e integrada com técnicos da Sema, garantindo mais eficiência. Caroline informa que, após as obras, a empresa encaminhará o pedido de Licença de Operação (LO), documento que dará autorização para o início das atividades.

“Trabalhamos com análise técnica minuciosa para garantir proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de empreendimentos como este, que são fonte de emprego, renda e qualidade de vida para os gaúchos”, destaca a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RESTAURANTE COME COME
SUPER SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
MÁRIO SERRALHEIRO
Mais Lidas
ADRIANO CONRADOELETRO CLICART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORRESTAURANTE COME COMESUPER SÃO JOSÉPADARIA ESTRELAROGÉRIO CALÇADOSOLIDATAMÁRIO SERRALHEIRO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +