Saúde

Governos afastam necessidade de cartão para vacinação de covid-19

Imunização ocorrerá independente de cadastro no aplicativo do SUS
13/01/2021 - 19h26min Corrigir

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgaram hoje (13) nota de esclarecimento sobre o uso do Cartão Nacional de Vacinação e cadastramento no aplicativo Conecte SUS Cidadão para ter acesso a vacinas contra a covid-19.

O acesso a vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), diz o texto, não está condicionado ao cadastramento em aplicativo ou plataforma. Isso inclui também as vacinas contra a covid-19. O direito decorre da gratuidade e universalidade do SUS.

O comunicado das autoridades de saúde ressalta que diante da importância da identificação das pessoas que serão imunizadas, a orientação é que as pessoas atualizem, preferencialmente, o número do CPF ou do Cartão Nacional de Vacinação.

“Entretanto, se no momento da imunização contra a covid-19 o cidadão não esteja de posse de nenhuma identificação, o estabelecimento de saúde, em sua plataforma CadSus, poderá efetuar o devido cadastro e o processo de imunização ocorrerá normalmente. Ninguém que pertence ao público prioritário da campanha, definido naquele momento, deixará de ser vacinado”, destaca a nota.

O Aplicativo Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta de uso facultativo pelos cidadãos, sublinha o informe do ministério e dos conselhos. O seu uso pode facilitar a identificação no momento de vacinação, agilizando o fluxo de atendimento.

“Além das funcionalidades atuais, será possível emitir pelo aplicativo Conecte SUS Cidadão o Certificado Nacional de Vacinação de maneira optativa à emissão do referido certificado pelos serviços de saúde”, completa a nota.

MAIS NOTÍCIAS

ART MÓVEIS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PADARIA ESTRELA
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
MÁRIO SERRALHEIRO
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
Mais Lidas
ART MÓVEISFUNERÁRIA BOM PASTORPADARIA ESTRELAADRIANO CONRADOFUNERÁRIA CAMAQUENSEMÁRIO SERRALHEIROOLIDATAROGÉRIO CALÇADOSELETRO CLICSUPER SÃO JOSÉRESTAURANTE COME COME
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +