Geral

Ministério da Cidadania adia revisões cadastrais do Bolsa Família e do Cadastro Único por mais 90 dias

A decisão foi tomada pela necessidade de evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo Coronavírus

Compartilhe:
20/01/2021 - 11h47min Alexia Szortyka / Blog do Juares Corrigir

O Ministério da Cidadania publicou nessa segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 591, que prorroga por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único.

De acordo com a portaria, a decisão foi tomada pela necessidade de evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo Coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, de famílias do Cadastro Único ou de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro.

A portaria é uma prorrogação do prazo de suspensão estabelecido na portaria 443, de 20 de julho, que foi de 180 dias.

Assim, os procedimentos como averiguação cadastral, revisão cadastral e a aplicação das ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros, decorrentes do descumprimento das regras de gestão de benefícios do Bolsa Família continuam suspensos.

As medidas de bloqueio de famílias sem informação de acompanhamento das condicionalidades do programa também seguem suspensas.

O Ministério da Cidadania poderá efetuar processo de verificação gradual das informações do Cadastro Único, a partir das bases de dados disponíveis.

O texto da publicação ainda suspende pelo mesmo tempo prazo de 90 dias o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF) e do Cadastro Único, para apuração do valor do apoio financeiro à gestão descentralizada nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal. Nesse período, será utilizado o fator de operação da competência de fevereiro de 2020.

Com informações do G1

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR