Nesta quinta-feira (21), a Secretaria da Saúde de Rio Grande do Sul (SES) informou o primeiro caso de óbito óbito ocorrido no estado por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de um menino de sete anos residente no município de Alto Feliz, na serra. A doença está associada ao coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de Covid-19.
No Rio Grande do Sul, desde agosto, quando iniciou a investigação dessa síndrome no país, já foram confirmados 25 casos, dos quais 24 já tiveram a evolução de alta hospitalar. As idades variam de zero a 15 anos. A doença causa febre persistente acompanhada de sintomas que podem incluir gastrointestinais (dor abdominal), conjuntivite, exantema (manchas vermelhas na pele) e erupções cutâneas, entre outros. Os sintomas respiratórios não estão presentes em todos os casos.
Conforme a Secretaria, o caso do menino começou com uma internação em 1º de janeiro, apresentando um quadro clínico preliminarmente suspeito de apendicite. No entanto, exames descartaram essa e outras possíveis causas, tendo a comprovação para a SIM-P após exames de sangue específicos (que apontaram marcadores inflamatórios característicos), além de teste positivo para o coronavírus, mesmo sem nenhum sintoma respiratório prévio ou no momento na internação. A criança recebeu tratamento com imunoglobulina, precisou de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e faleceu no dia 11 de janeiro.
Com informações do Correio do Povo