Saúde

Segunda aplicação da Coronavac deverá ser em 28 dias após a primeira dose, recomenda a Secretaria da Saúde

Entidade também ressalta que não há erro de imunização caso a segunda dose seja tomada antes desse prazo
22/01/2021 - 14h09min Governo do Estado RS Corrigir

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus depois de 28 dias da primeira aplicação. A recomendação está publicada em nota técnica divulgada nesta sexta-feira (22/1) pela SES.

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção contra a covid-19. Os resultados de pesquisa foram mais satisfatórios quando da aplicação da segunda dose 28 dias depois da primeira.

A nota também ressalta que não há erro de imunização caso a segunda dose seja tomada antes desse prazo.

Na última segunda-feira (18), o governo do Estado recebeu um lote de 341,8 mil unidades da vacina, fabricadas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. As doses foram separadas por regional, seguindo critérios populacionais, e foram despachadas para a capital e para as 18 coordenadorias regionais (CRS).

Inicialmente, foram distribuídas 170,8 mil doses, aproximadamente a metade do recebido. A outra metade ficou retida para a aplicação da segunda dose da vacina. Ainda não há data definida para o envio da segunda dose.

Neste momento, o público a ser vacinado são profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e populações indígenas aldeadas.

A nota técnica ainda prevê que, desde que apresentem prescrição médica, mulheres gestantes, puérperas e lactantes podem ser vacinadas com a Coronavac.

• Veja aqui a nota sobre o intervalo de aplicação das doses

• Veja aqui a nota técnica que define quais são os grupos prioritários

MAIS NOTÍCIAS

PADARIA ESTRELA
CAMPANHA CONTRA COVID
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +