Justiça

Justiça suspende projeto que altera requisitos de cargos na Câmara de Vereadores em Camaquã

As propostas alteravam os requisitos para os cargos na Comunicação, Ouvidoria e Estágio

Compartilhe:
05/02/2021 - 11h06min Ascom Professor Claiton Silva Corrigir

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (1ª Vara Cível da Comarca de Camaquã) despachou nessa quinta-feira (4) uma decisão que suspende os Projetos de Lei Legislativo nº 1/2021 e do Projeto de Lei Legislativo nº 2/2021.

As propostas alteravam os requisitos para os cargos na Comunicação, Ouvidoria e Estágio na Câmara de Vereadores de Camaquã.
O despacho ocorreu após o professor e vereador Claiton Silva (PDT) – representado por MMG Advogados – entrar com uma liminar na Justiça para anular a votação dos projetos. A justificativa é que esses projetos deveriam tramitar como Projeto de Resolução da Câmara e não Projeto de Lei Legislativo, pois no rito escolhido deixam ao prefeito poder de veto ou sanção, violando a separação dos poderes, já que os cargos não são vinculados no Poder Executivo.

Além disso, o vereador argumenta que houve apreciação pela CCJ em “tempo recorde”, já que não se observou o prazo de 24 horas previsto no Regime Interno da Câmara, contrariando o princípio da publicidade.

Em decisão do juiz de direito Luis Otávio Braga Schuch, foi deferido:

“A Mesa poderá resolver a questão corrigindo a questão do encaminhamento ao Executivo (já objeto de análise no despacho inicial) e levando os projetos a nova votação, com o que restaria suprida a irregularidade quanto ao parecer da CCJ.
Diante do exposto, ACOLHO OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO e defiro a liminar para determinar a suspensão dos Projeto de Lei Legislativo nº 1/2021 e do Projeto de Lei Legislativo nº 2/2021, até o julgamento do presente feito OU até que seja submetido a nova votação em plenário.”.

Sobre os projetos

Os Projeto de Lei Legislativo nº 1/2021 e do Projeto de Lei Legislativo nº 2/2021 diminuem o requisito de admissão para os cargos de Assessor da Ouvidoria, Assessor de Comunicação e Estagiário da Comunicação. Atualmente, precisa-se de nível superior, bem como o número de registro de cada profissão.

Leia na íntegra os despachos:

Justiça suspende projeto que altera requisitos de cargos na Câmara de Vereadores em Camaquã by Blog do Juares on Scribd

Despacho: Justiça suspende projeto que altera requisitos de cargos na Câmara de Vereadores em Camaquã by Blog do Juares on Scribd

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB