Educação

UFPel lança edital do Pave 2020

Confira!

Compartilhe:
23/02/2021 - 12h21min CCS UFPel Corrigir

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou edital que rege a seleção de candidatos do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). A modalidade de ingresso, que é aplicada de forma seriada, preencherá 20% das vagas oferecidas nos cursos de graduação presencial no ano letivo de 2021.

O Pave havia sido suspenso no ano passado em razão da pandemia. Nesse início de planejamento para o semestre de 2020/2, ciente das dificuldades – e preocupada em garantir a máxima segurança sanitária possível – a UFPel também se lança ao desafio de realizar o PAVE 2020.

O Programa de Avaliação da Vida Escolar é um processo seletivo seriado, gradual e sistemático, composto por três etapas realizadas pelo candidato ao longo do Ensino Médio, sendo que o conjunto dessas etapas forma um Subprograma. Podem participar do PAVE os estudantes de Ensino Médio regularmente matriculados nos anos de 2018, 2019 e 2020 em escolas públicas da rede municipal, estadual e federal ou particulares de todo território nacional.

Do total de vagas oferecidas pela UFPel para o ano letivo de 2021, em cada um dos cursos e semestre de ingresso, 20% serão destinadas ao PAVE. Dessas vagas, 90% são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em Instituições Públicas de Ensino.

Todas as etapas de Migração, Participação, Inscrição e os recursos que se fizerem necessários serão realizadas de forma on-line. As provas presenciais ocorrerão em dois momentos – em junho, para os candidatos inscritos na 3ª etapa e em data a ser definida nas próximas semanas, para os candidatos da 1ª e 2ª etapa – e seguirão rígido protocolo sanitário.

De acordo com o assessor da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) e responsável pelo Pave, Francisco Kieling, a organização de um processo seletivo dessa magnitude no atual cenário é desafiadora. “As próximas semanas serão especialmente difíceis. O avanço da Pandemia em nosso Estado e região ampliam nossa tragédia. Aguardamos que elas venham acompanhadas pelo incremento da vacinação em massa da população. Enquanto isso, convocamos os jovens matriculados no Ensino Médio a ficar em casa, estudar, se inscrever no PAVE 2020 e vir para a UFPel fazer ciência, pois será com ela que projetaremos dias melhores para todos”, destaca.

Inscrição no processo seletivo
Aos candidatos que farão a 3ª etapa as inscrições serão realizadas do dia 15 de março até as 23h59min do dia 18 de abril, horário oficial de Brasília. Aos candidatos que farão a 1ª ou 2ª etapas as inscrições deverão ser realizadas do dia 17 de abril até as 23h59min do dia 07 de junho, horário oficial de Brasília.

Porém, antes disso, é necessário que os candidatos interessados em pedir Migração ou Participação façam suas solicitações.

O pedido de Migração deverá ser realizado pelo candidato que não estiver habilitado a realizar a etapa correspondente à da sua matrícula atual no Ensino Médio, em virtude dos motivos listados no edital. O pedido de Migração para a Etapa 3 deverá ser realizado até o dia 10 de março. O pedido de Migração para a Etapa 2 deverá ser realizado entre os dias 13 de março e 08 de abril.

O pedido de Participação deverá ser realizado para o candidato que queira concorrer a uma vaga na UFPel pelo PAVE, mas não tenha realizado as etapas 1 ou 2 do PAVE. O pedido de Participação para a Etapa 3 deverá ser realizado até o dia 10 de março. O pedido de Participação para a Etapa 2 deverá ser realizado entre os dias 13 de março e 08 de abril.

Provas
As provas do PAVE serão realizadas em datas diferentes, conforme a Etapa. A prova referente a Etapa 3 será realizada no dia 13 de junho. As provas referentes às Etapas 1 e 2 terão sua data divulgada até o dia 10 de maio, no site do PAVE.

A UFPel publicará com 30 dias de antecedência à realização das provas o Protocolo Sanitário específico a ser definido em conjunto com o Comitê covid-19 da Universidade.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES