Saúde

Secretária da saúde do RS alerta sobre esgotamento das UTIs no estado

O pronunciamento foi feito nesta quinta-feira (25), durante a reunião entre o governador Eduardo leite e prefeitos

Compartilhe:
25/02/2021 - 16h49min Stéfane Costa / Blog do Juares Corrigir

Arita Bergmann, secretária da saúde do Rio Grande do Sul alertou, nesta quinta-feira (25), sobre o risco de esgotamento do sistema de saúde do estado, durante a reunião entre o governador Eduardo leite e prefeitos.

"Eu já estou enxergando o pico do Everest. Estamos aqui apavorados", afirmou Arita.

O governador Eduardo Leite sugeriu suspender o modelo de cogestão por uma semana, começando pelo sábado (27) até o domingo (8). O chefe do Executivo se disse decidido, mas que iria aguardar a manifestação dos prefeitos para sacramentar a decisão.

"A minha decisão é pela suspensão da cogestão. Eu vou ouvir os prefeitos, que, evidentemente, com seus argumentos, podem me convencer do contrário", disse.

A reunião, teve início às 14 horas. Além de Leite e de Arita Bergmann, já falaram o pesquisador Bruno Paim, do Comitê de Dados do governo estadual; o vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Jr; e o presidente da Famurs, entidade que representa as prefeituras do RS, Maneco Hassen.

Situação dos leitos

A secretária da Saúde apresentou a evolução da ocupação de leitos clínicos e de UTI nas últimas semanas. No dia 24 de janeiro, o RS tinha 2.383 pessoas internadas com Covid-19. Já nesta quinta, o número era de 4.925 pacientes em hospitais, uma alta de 206% em pouco mais de um mês. No caso dos leitos críticos, os hospitais operam com 91,8% da capacidade máxima.

Segundo Arita Bergmann, se o ritmo atual for mantido, o RS pode ficar sem leitos para atender a demanda.

"Não haverá leitos, especialmente de UTI, para atender a demanda, que é crescente. Crescente a ponto de nos deixar com uma lista de espera", explicou.

A secretária da Saúde informou ainda que solicitou aos hospitais o uso de todos os espaços possíveis para receber pacientes, diante da dificuldade de criar novos leitos de UTI. Eduardo Leite citou projeções do governo, que apontavam a necessidade de 7 mil vagas críticas para atender a todos.

"É absolutamente inviável", avaliou o governador.

Vacinação

Eduardo Leite falou da aquisição de vacinas por parte do governo estadual e das prefeituras. Segundo o governador, uma reunião já foi agendada com a Pfizer para negociar a compra de doses. Além disso, o RS estaria se juntando a outros estados para adquirir o imunizante russo, Sputnik V.

"Estamos buscando todas as frentes que forem possíveis", declarou.

 Com informações de G1

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES