Geral

Corpo de Bombeiros de Camaquã divulga dados de ocorrências de fevereiro

Apelo foi efetuado aqui no BJ no início de fevereiro pela Comandante Simone e houve redução de 83% das ocorrências de incêndio em vegetação e lixo em relação ao mês de janeiro

Compartilhe:
04/03/2021 - 19h20min Corrigir

O Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã divulgou, nessa quinta-feira (4), as ocorrências atendidas no mês de fevereiro. Foram 42 chamados, 38 em Camaquã, três em Cristal e um em Cerro Grande do Sul.

A área territorial do CBMC Camaquã compreende 5.868,30 km2, segundo censo 2018 do IBGE, englobando os municípios de Tapes, Dom Feliciano, Cerro Grande do Sul, Cristal, Sentinela do Sul, Chuvisca e Arambaré, além de Camaquã.

Diferentemente do mês anterior o maior número de ocorrências se deve a ações preventivas.

Em comparação com o mesmo período do ano passado tivemos uma redução de 26% no número de ocorrências, relata a 1º Ten Simone da Rosa Baldi, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã. Em 2020 tivemos 53 ocorrências em fevereiro, mas a grande queda foi em incêndios, conforme Simone.

No início do mês de fevereiro o Corpo de Bombeiros fez um apelo aqui no BJ para que as pessoas tomassem cuidado com o manejo das queimadas, pois em janeiro havia acontecido 29 incêndios em vegetação ou lixo. Segundo Simone, em fevereiro de 2020 tivemos 22 incêndios em lixo/vegetação e no mês passado somente cinco. A redução de janeiro para fevereiro foi de 83% e em comparação a fevereiro de 2020 foi na ordem de 77%. A população entendeu a preocupação do Corpo de Bombeiros, conclui a Comandante.

Uma ocorrência de repercussão que ocorreu no mês de fevereiro foi um possível suicídio onde um homem teria pulado da ponte da Av Cônego Walter. Após a retirada da vítima da água e executados alguns procedimentos de primeiros socorros foi declarado o óbito por um médico do SAMU.

Outra ocorrência de repercussão atendida foi de um acidente de trânsito entre um caminhão e uma caminhonete ocorrido na BR 116 em Barra do Ribeiro, área do Corpo de Bombeiro Militar de Guaíba. A ocorrência aconteceu no dia 4 de fevereiro e foi inicialmente atendida por efetivo do Corpo de Bombeiros de Camaquã e do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros – SCAB de Arambaré que estavam deslocando para participar de um curso de operação com motosserras na região. Na ocasião, o condutor da caminhonete, que era empresário em Camaquã e conhecido da guarnição, faleceu no local. “Não raras vezes atendemos emergências com conhecidos, faz parte do nosso dia a dia”, relata o Bombeiro Maykon Vieira dos Santos, servidor municipal de Camaquã, nos deparamos com a ocorrência quando já estávamos quase no nosso destino e era de um camaquense conhecido. Uma triste coincidência, lamenta Maykon.

Os Bravos de Arambaré atenderam 15 ocorrências durante o mês de fevereiro. A unidade de Arambaré, SCAB de acordo com a legislação, é um serviço de bombeiro voluntário regularizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul – CBMRS estando vinculado e subordinado operacionalmente ao Pelotão de Bombeiros Militar de Camaquã.

Dicas do Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã

Use cinto de segurança; Se beber não dirija. Se for dirigir não beba; Obedeça aos limites de velocidade; Faça revisões periódica em seu veículo e garanta sua segurança; Crianças devem ser conduzidas no banco traseiro do veículo com o uso de cadeirinha, se necessário, sempre com o cinto de segurança ajustado; Evite queimadas: não jogue lixo e nem bitucas de cigarro na estrada.

 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES