Mundo

GELADO: Groenlândia tem frio incomum e vai a 64 graus negativos

Temperatura foi registrada em Summit Station, em Geosummit, uma estação norte-americana no platô do país
26/03/2021 - 15h53min MetSul Meteorologia Corrigir

A temperatura caiu a valores incrivelmente baixos na Groenlândia, nessa semana. A região, como se sabe é muito fria. porém, frio com a intensidade desta semana é incomum para o fim de março.

Com efeito, após semanas de temperatura muito acima da média e excepcionalmente amenas para a região, as marcas nos termômetros despencaram para valores absurdamente baixos.

A temperatura ontem (25) em Summit Station, em Geosummit, uma estação norte-americana no platô da Groenlândia, chegou a -64,1°C.

A temperatura, por exemplo, é a menor registrada neste mês de março no Hemisfério Norte. Até então, as menores marcas pertenciam à Sibéria russa com -55°C no início do mês.

POR QUE O FRIO ESPANTA?

O recorde de frio da Groenlândia em março é de -67,2°C na mesma estação de Geo-Summit. Por outro lado, o recorde de abril é -61,9°C, de 1992.

Como já está no final de março, a marca de -64°C foi observada no dia 25, e existe a possibilidade de ser recorde de mínima para a última semana de março na Groenlândia.

HÁ DOIS ANOS, “CALOR”

Por fim, localizada no ponto mais alto da massa de gelo da Groenlândia, a 3.202 metros de altitude, Summit teve em 2019 um recorde de calor. Fez 4,7°C positivos à época com derretimento do gelo em níveis históricos. A estação é estratégica pela sua localização para monitorar as mudanças climáticas.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ANUNCIE AQUI
OLIDATA
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +
*/ ?>