Política

Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é lançada em Barra do Ribeiro

Além dos vereadores do município, o evento contou com a participação do deputado estadual Edegar Pretto (PT)

Compartilhe:
01/04/2021 - 15h41min Corrigir

A Câmara de Vereadores de Barra do Ribeiro, na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul, deu um passo importante em defesa da vida das mulheres. Na noite dessa quarta-feira (31), lançou de forma virtual a Comissão Especial “Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Além dos vereadores do município, o evento contou com a participação do deputado estadual Edegar Pretto (PT), que coordena na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; da juíza de direito Uda Roberta Schwartz; e da secretária de Desenvolvimento Social Andreia Fioravante.

A Comissão Especial é uma entidade suprapartidária, requerida pelos vereadores Jorge Leandro Caldas (PT), Felipe Naibert (PSDB) e Juliano da Silva Duarte (PSD). Ela é constituída por representantes e membros da Câmara, e fará parte de uma rede de frentes parlamentares coordenada por Edegar Pretto no estado.

Conforme o deputado, que também coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas da ONU Mulheres, é fundamental que toda a sociedade, principalmente os homens, se conscientize e se engaje na luta pelo fim da violência contra as mulheres e pela igualdade de direitos. “As mulheres trabalham no mesmo ofício que os homens, fazem a mesma coisa, com mais competência porque elas estão estudando mais, e recebem menos do que eles pelo fato de serem mulheres. É uma realidade muito injusta”.

Pretto destacou que o objetivo das frentes não é tomar o protagonismo das mulheres, que há décadas se organizam e lutam pelos seus direitos, mas sim contribuir para a construção de uma sociedade menos machista e de mais oportunidades para elas. “Cabe a nós, homens conscientes, fazermos ações. Sair do comodismo, criar coragem e dizer: eu não aceito violência contra as mulheres”.

O deputado reforçou a parceria com a Câmara de Vereadores de Barra do Ribeiro e adiantou que há projetos de sua autoria na Assembleia Legislativa, elaborados com o apoio de movimentos de mulheres, que podem ser implementados no município. “Vamos juntos reconstruir essa sociedade, ter uma geração nova que não agrida, que não concorde com nenhum tipo de violência contra as mulheres”.

O vereador Leandro ressaltou que o principal objetivo da Comissão Especial é propiciar o debate com a sociedade sobre a necessidade de políticas públicas que busquem a igualdade de gênero, o fim da violência e a autonomia das mulheres. “Vamos nos debruçar neste período de seis meses [período em que dura a comissão]. E queremos, num trabalho conjunto dos vereadores, poder executivo, poder judiciário, comunidade e sociedade civil, quem sabe ao final, fazer o termo de adesão ao HeForShe”, apontou ele, em referência ao movimento global ElesPorElas da ONU Mulheres. Ele adiantou ainda que a primeira reunião de trabalho da frente será na próxima semana.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024CÂMERASAABB