Nesta quinta-feira (8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19. Neste cenário sombrio que estamos vivendo contra a doença, felizmente chega uma boa notícia.
O estudo e a vacina foram feitos pela empresa canadense Medicago R&D Inc. e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). Já o teste clínico aprovado para realização no Brasil é de fase 3 (última etapa), e terá a participação de 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos.
Os participantes irão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inerte) para servir como grupo controle. Conforme a agência, o ensaio é do tipo randomizado, cego para observador e controlado por placebo.
A vacina da Medicago/GSK utiliza a tecnologia de partículas semelhantes ao coronavírus, onde é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas. A Agência não informou ainda se os testes serão restritos a profissionais da saúde, e nem a data de início do ensaio, que depende da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde.
Este é o quinto estudo de vacina contra o coronavírus autorizado pela Anvisa. Já foram aprovados: Oxford/AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. As empresas farmacêuticas pretendem incluir até 30 mil voluntários no estudo da futura vacina, distribuídos entre o Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa.
Com informações TecMundo