Educação

Estado facilita adesão de municípios gaúchos a plataformas educacionais de ensino digital

A ação tem o intuito de qualificar o processo pedagógico e incrementar o uso de novas ferramentas digitais no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas

Compartilhe:
13/04/2021 - 17h35min Corrigir

O governo do Estado disponibilizará aos municípios gaúchos, a partir desta terça-feira (13), a possibilidade de adesão à ata de registro de preço das plataformas educacionais Elefante Letrado, Árvore e Plataforma Gamificada de Matemática. O anúncio foi feito em transmissão pelas redes sociais.

A ação tem o intuito de qualificar o processo pedagógico e incrementar o uso de novas ferramentas digitais no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas, além de reforçar o regime de colaboração entre Estado e municípios.

“Acreditamos na educação como transformadora de vidas, individualmente e do coletivo. O Estado fez a aquisição para a sua rede e, agora, oferece aos municípios que possam acessar a ata de registro de preços. Fazemos o alerta para que os prefeitos sejam o mais ágeis possíveis para que essa disponibilidade possa ser aproveitada. É importante que os prefeitos estejam atentos para, além da renovação no sentido de estrutura, renovar também o conteúdo, a fim de viabilizar o que se deseja: futuros adultos formados com capacidade de ler e interpretar, de se expressar e de fazer contas e exercer o raciocínio lógico", ponderou o governador Eduardo Leite.

Na ocasião, foram apresentadas as três plataformas que funcionam como suporte na implementação de metodologias ativas, promoção de democratização do acesso à educação e inclusão dos estudantes no mundo digital.

"A Covid-19 mudou o mundo. Da mesma forma que está transformando nosso modo de estar, está transformando a educação. A educação mediada por tecnologias veio pra ficar. Só no ano passado, aumentou 70% o uso da internet no brasil e 600% o uso de plataformas colaborativas. Isso significa uma aceleração de sete anos no uso das tecnologias, portanto, se essa educação veio para ficar, é responsabilidade pública de governadores e prefeitos estarem preparados para oferecer o melhor aos nossos estudantes”, destacou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

As escolas da rede estadual de educação já utilizam as plataformas Elefante Letrado e Árvore.

Também participaram do anúncio os secretários estaduais Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), o deputado estadual Faisal Karam, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, além de deputados estaduais, federais e representantes das 27 associações de municípios do Estado.

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, há possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos.

São 560 livros em português, de 174 autores e de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

Árvore

Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário de mais de 30 mil obras e recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula.

A Árvore Livros oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor nas intervenções com os alunos, como os relatórios de leitura, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

Os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma. Além disso, na Árvore Livros os alunos têm a segurança de acessarem somente os livros indicados para sua faixa etária.

Plataforma Gamificada de Matemática

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio terão acesso a uma plataforma gamificada para o ensino-aprendizagem da matemática com base em jogos. A ferramenta visa despertar maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as etapas da Educação Básica, ao abordar o pensamento computacional, trilhas de aprendizagem e aulas interativas, além da cultura digital.

COMO ADERIR

Os pedidos devem ser direcionados para a Central de Licitações (Celic) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), informando o quantitativo que pretendem contratar e a manifestação do fornecedor com o aceite do contrato. Após a verificação dos requisitos, cabe ao órgão analisar a solicitação e deliberar.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARES