Política

Secretário-adjunto de Camaquã assume presidência do Coegemas do RS

Na próxima quinta-feira (22), Matheus da Silva Nunes será empossado como presidente do colegiado
19/04/2021 - 11h32min Prefeitura de Camaquã Corrigir

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) estará realizando solenidade na próxima quinta-feira (22), das 9 horas às 12 horas, de forma virtual, para a posse da nova diretoria Executiva e dos novos representantes regionais para o biênio 2021/2023.

Estarão tomando posse Matheus da Silva Nunes, de Camaquã, como presidente do colegiado; Eliton dos Santos Ávila, de Novo Hamburgo, como vice-presidente; Mônica Vogh, de Mormaço, como 1ª secretária; Céci Maria Rodrigues Gerlach, de Lajeado, como 2ª secretária; Cátia Siqueira, de Jaguari, como 1ª tesoureira; e Priscila Nunes, de Santo Antônio das Missões, como 2ª tesoureira.

A nova diretoria foi eleita através da reunião ocorrida no dia 25 de março, através de videoconferência, momento em que participaram desta reunião os secretários municipais de Assistência Social e diretores de Departamento de Assistência Social.

Coegemas/RS

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à Famurs.

Em janeiro de 1994, a Famurs cria o Conselho dos Dirigentes Municipais de Assistência Social (Codimas) com o objetivo da mobilização e organização dos municípios, para a discussão e implantação da política de assistência social, recém instituída pela LOAS (Lei nº 8.742/1993), sendo essencial a existência de um espaço de defesa dos interesses do ente municipal, nas esferas estadual e federal. Em 2006, o conselho teve sua nomenclatura alterada para Coegemas/RS, em adequação às normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Coegemas/RS se organiza a partir das 27 associações regionais da Famurs, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação. Em decorrência da pandemia, as reuniões estão ocorrendo de forma virtual.

Os representantes têm a competência de mobilizar e organizar a participação dos gestores de assistência social dos municípios, em Assembleia Regional, realizando também as reuniões mensais, a fim de levar os temas discutidos pelo Colegiado Estadual e realizar o levantamento das demandas prioritárias de cada região.

Conforme a área técnica de Assistência Social da Famurs, é importante destacar que o Coegemas/RS indica a representação dos municípios de Pequeno Porte I, Pequeno Porte II, Médio Porte, Grande Porte e Metrópole na Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RS, onde são pactuadas as ações, em nível estadual, a exemplo da partilha de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e demais aspectos da operacionalização da política.

O Coegemas/RS é, portanto, um espaço de discussão e troca de experiências que através da organização e defesa dos municípios busca o aprimoramento das ações do SUAS, em cada comunidade/território, e que são ofertadas às famílias e indivíduos que necessitam da política pública de assistência social.

MAIS NOTÍCIAS

ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
ANUNCIE AQUI
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +
*/ ?>