Saúde

RS recebe e distribui 242,9 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (23)

A distribuição às coordenadorias regionais começa ainda durante a manhã

Compartilhe:
22/04/2021 - 14h43min Governo do RS Corrigir

O Rio Grande do Sul receberá nesta sexta-feira (23) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, com 192.750 doses da AstraZeneca e 50,2 mil doses da Coronavac. O voo está previsto para pousar às 6h05, em Porto Alegre. A distribuição às coordenadorias regionais começa ainda durante a manhã.

Os grupos a serem beneficiados com essas doses serão definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no final da tarde desta quinta-feira (22). A CIB conta com representação do Estado e dos municípios, por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Assim que chegarem ao Estado, as vacinas serão levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Lá, elas são separadas e, em seguida, entregues às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) em até 24 horas, com apoio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Na mesma manhã, um helicóptero da Brigada Militar levará a carga para a 5ª CRS (Caxias do Sul) e um avião da mesma corporação levará as cargas das CRSs: 2ª (Frederico Westphalen), 3ª (Pelotas), 6ª (Passo Fundo), 7ª (Bagé), 9ª (Cruz Alta), 11ª (Erechim), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa), 15ª (Palmeira das Missões) e 17ª (Ijuí). Ainda por via aérea, um helicóptero da Polícia Civil irá levar as doses para as CRS: 4ª (Santa Maria) e 10ª (Alegrete).

As cargas das demais coordenadorias ficarão disponíveis para retirada na Ceadi, por via terrestre, além das vacinas da Secretaria Municipal de Porto Alegre e de demais municípios próximos (Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão).

No Estado, até esta quinta-feira (22), já foram aplicadas e registradas 2,5 milhões de vacinas, entre primeira e segunda doses, com 72% do total de doses distribuídas aplicadas na população. 584 mil pessoas já completaram o esquema vacinal, com as duas doses necessárias de acordo com as fabricantes. Entre os grupos prioritários que já se vacinaram ou estão se vacinando estão os trabalhadores de saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas ou acamadas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e forças de salvamento e segurança. O próximo grupo a ser vacinado será o das comorbidades.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024CÂMERAS