Cultura

Reunião dá início ao acordo de cooperação entre RS e Alemanha para a preservação da língua pomerana

A Frente Parlamentar dos Povos e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa realizou reunião virtual nesta segunda (26)

Compartilhe:
26/04/2021 - 16h44min Corrigir

Nesta segunda-feira (26), a Frente Parlamentar dos Povos e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), realizou reunião virtual para iniciar as tratativas de estabelecimento do acordo de cooperação entre Assembleia, Furg, UFPel e Universidade de Greifwald, da Alemanha, para a preservação da língua pomerana.

Este acordo se estrutura formalmente a partir da Lei nº 15.459/20, de autoria do deputado, que reconhece como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, a Cultura e a Língua Pomerana falada e escrita, da atuação do Núcleo Educamemória da Furg, e da Faculdade de Letras da UFPel, e pelo caráter de universidade dedicada à linguística da Universidade de Greifwald. A partir deste debate, será encaminhada a formalização de uma proposta de termo de cooperação.

Zé Nunes tem trabalhado pela preservação e reconhecimento oficial da língua pomerana, estimulando o resgate da identidade da população pomerana, a valorização de sua autoestima e a integração dos aspectos relacionados à cultura, tradição, hábitos e costumes, com estratégicas para o desenvolvimento. “Temos a responsabilidade geracional de trabalhar com todos esses aspectos, para constituir uma rede brasileira formal de cidades pomeranas. Assim, temos buscado garantir direitos e enaltecer efetivamente a identidade deste povo honrado e trabalhador, exemplo é a lei nº 15.459/20, de nossa autoria, que reconhece como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, a Cultura e a Língua Pomerana falada e escrita. A ideia é estabelecer uma cooperação real entre as universidades”, explicou.

O cônsul geral da República Federal da Alemanha, Milan Simandl considera a língua importante ponte entre os países, e garantiu total interesse no acordo. “Temos grande interesse em promover a língua alemã bem como suas variantes, como a língua pomerana. Recentemente apoiamos a publicação do livro O Pequeno Príncipe, em pomerano. É notável estabelecer este acordo”, declarou.

A secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo falou em preservar as agendas prioritárias para a preservação do patrimônio material e imaterial. “Temos todo interesse de fazer parte deste tipo de acordo cooperação”, afirmou

A reitora da UFPel Isabela Andrade destacou a importância dos jovens preservarem as culturas. Ela defendeu a construção de um convênio que efetivamente tenha projetos realizados. O reitor da FURG, Danilo Giroldo, garantiu o apoio incondicional da instituição para viabilizar o convênio, e considera um passo importante para uma governança regional.

A importância de se conhecer a origem e os espaços democráticos para discutir essas temáticas, foram lembrados pelo representando o Instituto Goethe, Adrian Kissmann. Ele ofereceu apoio aos professores na implantação de projetos na língua alemã

Também participaram da reunião, estudiosos da língua pomerana, professores e professoras que dedicam sua vida à preservação da língua pomerana.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024AABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE