Polícia

MP afasta servidores da prefeitura de cidade gaúcha por suspeita de fraude contra o SUS

Funcionários exigiam que usuários do SUS pagassem por exames gratuitos; prefeitura de Jaquirana alega mal entendido

Compartilhe:
27/04/2021 - 14h53min Corrigir

Uma operação contra fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) na manhã desta terça-feira (27). Foram investigados cinco servidores da prefeitura de Jaquirana, e cinco empresários de Caxias do Sul.

Dos funcionários da prefeitura, um ocupa do cargo de secretário municipal, além de uma ex-secretária, a assessora desta e dois chefes de seção da Secretaria Municipal de Saúde, todos foram cautelarmente afastados das funções. As empresas e seus sócios foram proibidos de contratar com o poder público. Todos são investigados por concussão e organização criminosa.

Segundo informações da RBS TV, o prefeito de Jaquirana, Marcos Finger Pires (PP), a investigação o pegou de surpresa, e alega que se trata de um mal entendido.

"Recebemos com surpresa essa investigação do MP. Por enquanto o que temos são informações superficiais sobre a operação. Mas, desde o primeiro momento a prefeitura se colocou à disposição para esclarecer os fatos. Agora, a promotoria está levando alguns empenhos de alguns pagamentos de exames para conferir se seriam estes que estavam faltando serem lançados no portal da transparência.[..]”

Foram apreendidos celulares, agendas, computadores, requisições médicas, listas de pacientes e outros documentos, através de 16 mandados de busca e apreensão.

Os agentes públicos, juntamente com proprietários de três clínicas de imagens de Caxias do Sul, exigiam de usuários do SUS dinheiro para realização de exames que deveriam ser gratuitos, de acordo com apuração do MP.

Com informações do G1

 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)