Obituário

Astronauta da Apollo 11, Michael Collins morre aos 90 anos

Família informou que astronauta 'esquecido' morreu de câncer

Compartilhe:
28/04/2021 - 15h27min Corrigir

O astronauta norte-americano Michael Collins, que ficou no módulo de comando da Apollo 11 no dia 20 de julho de 1969 enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin viajavam à superfície lunar para se tornarem os primeiros humanos a caminharem na lua, morreu nesta quarta-feira, aos 90 anos, informou a família.

Um comunicado da família disse que Collins morreu de câncer.

Descrito muitas vezes como o terceiro astronauta "esquecido" da missão histórica, Collins ficou sozinho durante mais de 21 horas até seus dois colegas voltarem ao módulo lunar. Ele perdeu contato com o controle da missão em Houston todas as vezes em que a espaçonave circundou o lado escuro da lua.

"Desde Adão, nenhum humano conheceu tanta solidão quanto Mike Collins", registrou o diário da missão, referindo-se à figura bíblica.

Collins escreveu um relato de suas experiências na autobiografia de 1974 Carrying the Fire, mas praticamente evitou qualquer tipo de vida pública.

"Sei que eu seria um mentiroso ou um tolo se dissesse que tenho o melhor dos três assentos da Apollo 11, mas posso dizer com verdade e equanimidade que estou perfeitamente satisfeito com o que tenho", disse Collins em comentários divulgados em 2009 pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa).

Ele evitou grande parte do frisson midiático com que os astronautas foram recebidos ao voltar à Terra, e mais tarde criticou muitas vezes o culto da celebridade.

Sua lembrança mais forte da Apollo 11 foi contemplar a Terra, que ele disse parecer "frágil".

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABBAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR