Educação

Camaquã retoma aulas presenciais nesta terça (4)

No entanto, atividades já voltaram nesta segunda (3), no RS

Compartilhe:
03/05/2021 - 15h17min Corrigir

As escolas da Rede Estadual de Educação iniciaram o retorno às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (3) em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, em Camaquã as aulas retornam nesta terça-feira (4).

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), retornam às atividades presenciais, inicialmente, as escolas de Educação Infantil e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Na rede pública estadual, o retorno das aulas ocorre no modelo híbrido de ensino. Com atividades presenciais e remotas por meio da plataforma Google Sala de Aula.

A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

Investimento em EPIs e nas escolas

No ano passado, foi publicada uma portaria conjunta entre Seduc e Secretaria da Saúde do Estado onde constam todas as orientações para a realização de atividades presenciais nas escolas. Somado a isso, o governo do Estado adquiriu e entregou mais de R$ 15 milhões em EPIs e materiais de higienização para todas as escolas da rede pública estadual.

Ao todo, o Estado dispôs de investimento extra de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção, e contratação de professores e servidores (serventes e merendeiras).

Estes materiais e toda a estrutura montada pelo Estado em 2020 serão utilizadas no ano letivo de 2021.

Escolas que não estiverem em conformidade com os protocolos e orientações do governo do Estado não terão autorização para receber estudantes presencialmente.


ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS
- Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes.
- As salas de aula deverão ter circulação de ar.
- Todos os espaços da escola com circulação de pessoas deverão ser higienizados, com atenção especial para as superfícies que são tocadas frequentemente (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.
- Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza, como materiais escolares ou alimentos, durante a realização de suas atividades presenciais.
- O percentual de ocupação de cada escola será diretamente relacionado à área útil do ambiente escolar, respeitando o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metro (o que condiz com teto de ocupação de 1 pessoa a cada 2,25 metros quadrados de área útil).

Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual:
• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES