Geral

Seguem caindo números de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Camaquã

Dos 54 atendimentos, 49 foram em Camaquã. Destes, 22 foram incêndios, três em residência. Em Arambaré o SCAB atendeu 27 chamados, sendo 13 incêndios em vegetação ou lixo

Compartilhe:
04/05/2021 - 09h27min Corpo de Bombeiros de Camaquã Corrigir

 

O Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã divulgou, nesta segunda-feira (3), as ocorrências atendidas no mês de abril deste ano. Foram um total de 54 chamados, 49 em Camaquã, quatro em Cristal e um em Sentinela do Sul.

O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros – SCAB de Arambaré, vinculado e subordinado operacionalmente ao Corpo de Bombeiros Militar, atendeu 26 chamados em Arambaré e um em Tapes.

Com o mês de janeiro com aumento expressivo de ocorrências – aumento de 37% em relação a dezembro de 2020 e de 90% quando comparado com janeiro de 2020 – o Corpo de Bombeiros de Camaquã solicitou, através da imprensa local, para que a população observasse o manejo das queimadas. A população atendeu ao apelo e as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Camaquã tem diminuído.

A comandante do Corpo de Bombeiros, 1ª tenente Simone da Rosa Baldi, aponta que o aumento de incêndios é o grande responsável para o aumento das ocorrências em geral e dentro das ocorrências de incêndio as queimadas são as que mais contribuem. “Com a compreensão da comunidade ao nosso chamamento os incêndios em vegetação vêm caindo o que acaba por reduzir o total geral de ocorrências”, afirma a Comandante.

Quando comparamos os incêndios nos primeiros quatro meses deste ano com o mesmo período do ano passado fica claro a redução. Saímos de 179 chamados para 96 no período, ou seja, uma redução de 46,3%.

A comandante informa que com o início do período de chuvas mais frequentes, os incêndios em vegetação tendem a diminuir, porém alerta que entraremos num período que tende a aumentar as ocorrências em residências. “O uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha sem os devidos cuidados podem trazer grandes problemas, principalmente em moradias de madeira”, finaliza a Ten Simone (veja as dicas).

Dicas do Corpo de Bombeiros Militar padrão Comunitário de Camaquã

Tenha cuidado com o uso de estufas elétricas, especialmente as de filamento ou resistência, e adquira somente aparelhos certificados pelo Inmetro.

Não utilize extensões elétricas sem o devido dimensionamento e evite ligar a estufa elétrica com outros aparelhos na mesma tomada.

Não coloque roupas, cobertores, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.

Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação por monóxido de carbono, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.

Lareiras devem possuir tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.

Para iniciar o fogo em lareiras e fogões a lenha deve-se utilizar folhas, gravetos ou acendedores específicos para este fim. Jamais utilize álcool, gasolina ou outro líquido inflamável.

Entre tantas práticas perigosas para escapar do frio do inverno, aquecer ambientes com a queima de fluidos inflamáveis, como álcool, é considerada a pior de todas. Além do alto risco de queimaduras ou incêndio, ainda há o risco da asfixia devido ao monóxido de carbono desprendido na queima. Evite esta prática.

A utilização de recipientes contendo brasas para aquecer as residências também é desaconselhável, em face da grande possibilidade de contato com materiais combustíveis diversos, a produção de monóxido de carbono e ainda o risco de queimaduras diretas.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE