Educação

Aulas presenciais são retomadas em Camaquã nesta terça-feira

Após mudanças no Distanciamento Controlado, atividades presenciais foram permitidas nas redes municipal e estadual
04/05/2021 - 14h04min Corrigir

As escolas da rede pública de ensino municipal e estadual de Camaquã deram início à retomada das atividades presenciais nesta terça-feira (4). O retorno acontece após o governo do Estado promover alterações nas regras do Distanciamento Controlado e autorizar a volta dos alunos para as salas de aula de todos os níveis e modalidades em regiões classificadas em bandeira vermelha ou em bandeira preta, mas que aderem à cogestão.

A prefeitura, juntamente com a Procuradoria Municipal, Secretaria Municipal da Educação e Desporto, Secretaria Municipal da Saúde, Promotoria da Justiça, Vigilância Sanitária Municipal e Centro de Operações Emergenciais (COE), decidiu seguir com o calendário proposto pelo Estado. A decisão foi tomada após reunião, que ocorreu na última quinta-feira (29).

Neste primeiro momento, apenas os alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental estão liberados para retornar de forma presencial. A partir do dia 5, poderão voltar os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já no dia 7, os que estudam entre o 6º e o 9º ano. E na próxima semana, retomam os alunos dos ensinos Médio, Técnico e Normal.  

Já as instituições de ensino com perfis somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, com somente educação profissional ou escolas especiais, o retorno será a partir de quarta-feira (5).

O calendário será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem correr o risco de contágio pelo novo coronavírus.

A carga horária diária para o Ensino Fundamental será composta por 3 horas presenciais e 1 hora remota. Já no Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de 3 horas presenciais e 2 horas remotas.

As equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.

Os pais, por sua vez, possuem total autonomia para decidirem se permitirão ou não que seus filhos frequentem as aulas presenciais, uma vez que o sistema de ensino híbrido continuará sendo aplicado.

Orientações sanitárias a serem seguidas pelas escolas:

  • Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes.
  • As salas de aula deverão ter circulação de ar.
  • Todos os espaços da escola com circulação de pessoas deverão ser higienizados, com atenção especial para as superfícies que são tocadas frequentemente (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.
  • Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza, como materiais escolares ou alimentos, durante a realização de suas atividades presenciais.
  • O percentual de ocupação de cada escola será diretamente relacionado à área útil do ambiente escolar, respeitando o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metro (o que condiz com teto de ocupação de 1 pessoa a cada 2,25 metros quadrados de área útil).

Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual:

• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:

• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
ANUNCIE AQUI
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +
*/ ?>