Saúde

10 motivos para você começar a fazer crossfit

Veja na matéria!
04/05/2021 - 16h29min Corrigir

Que precisamos nos exercitar regularmente para manter o corpo e a mente saudáveis já sabemos, mas sempre nos deparamos com os exercícios regulares: caminhada, corrida ou mesmo a tradicional academia, o que pode entediar muitas pessoas. Eis que o crossfit surgiu, fazendo fãs pelo mundo todo. O que ele tem de diferente? Trouxemos 10 motivos para você trazer o crossfit para a sua vida.

Mas antes de tudo, o que é crossfit?

O crossfit é um treino intervalado de alta intensidade, utilizando exercícios funcionais. Ele é indicado para o condicionamento físico, performance, além da perda de peso, ou seja, um pacote completo para o seu corpo.

O treino não é tão simples, mas geralmente quem começa, não para mais! Há exercícios aeróbicos, com pesos, cordas, arremessos, escaladas, além de flexões e agachamentos! A atividade é super dinâmica, incluindo exercícios para emagrecimento, resistência, força, entre outras melhorias físicas.

O treino (chamado de WOD) dura, em média, 1 hora, e é orientado por um instrutor. Caso você não consiga seguir o ritmo do treino do dia, ele será adaptado para o seu nível de condicionamento físico.

Agora que você entendeu como o crossfit funciona, vamos aos motivos para você começar a treinar hoje mesmo:

1. Seu coração agradece

Apesar de o crossfit não ser o tradicional treino de cardio que conhecemos, há algumas práticas durante o WOD que te permitirão um condicionamento cardiovascular efetivo.

2. Você ficará mais robusto

A base do crossfit dá grande importância ao treinamento de força, ou seja, será algo recorrente durante as aulas. Além de ficar mais forte, você também trabalhará a sua tonificação e o fortalecimento dos seus músculos. Caso você queira manter suas mãos intactas, faça o uso de luvas apropriadas!

3. Up na mobilidade muscular

Quem tem boa mobilidade consegue mover um grupo muscular ou músculo sem dor ou compensação, ou seja, a falta de mobilidade pode causar lesões, além da realização de movimentos errados. O crossfit traz mais mobilidade no encaixe articular com controle e força.

4. Flexibilidade agradável

O crossfit simula os movimentos funcionais que fazemos diariamente, então o treinamento te ajudará na realização das tarefas do cotidiano, melhorando sua dinâmica em todos os ambientes.

5. Corpo + fortalecido

O treinamento de crossfit fortalece todo o tronco, ou seja, os músculos abdominais, das costas, do assoalho pélvico (bexiga, intestino, etc) e diafragma. Esses músculos ajudam na sustentação e envolvimento da pélvis e da coluna.

6. Correndo mais e melhor

No crossfit você também irá correr, melhorando a força e o condicionamento cardiovascular, além, claro, da velocidade. Os exercícios envolvem todo o corpo, garantindo que a força do centro seja transferida aos braços e pernas.

7. Perde muitas – e muitas – calorias

Pelo treino intensivo, o crossfit permite perder muitas calorias, especialmente nos dias em que os exercícios trabalharem todos os músculos do corpo. É excelente para quem está querendo perder peso e acelerar o metabolismo. Mas não se engane! O ganho de massa magra também está presente.

8. Queima calórica contínua

Mesmo após o treinamento você ainda estará queimando calorias! Isso pode ocorrer pelas – até – 24h seguintes. Pense: quanto mais intenso o treino, mais tempo e energia precisará para se recuperar.

9. Mente resistente

Fazer um WOD diferente a cada dia dará mais estímulo ao seu cérebro. Além disso, o crossfit gera desafio e superação – você contra você mesmo.

10. Horas de sono em dia

Exercitando-se tanto, era esperado que você fosse dormir melhor! A prática física de alta intensidade estimulará, naturalmente, boas noites de sono para você.

Você já conhecia a prática do crossfit? Conhece alguém que faça? Agora está mais tentado a começar o treino? Deixe nos comentários!

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