Geral

Apenas 5% dos veículos do RS estão cadastrados para receber multas com 40% de desconto

O app Carteira Digital de Trânsito oferece desconto nas multas recebidas após a adesão ao sistema
04/05/2021 - 16h30min Governo do RS Corrigir

Implantado pelo DetranRS em 1º de dezembro do ano passado, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) já é utilizado por 5,4% da frota do Rio Grande do Sul. O app Carteira Digital de Trânsito oferece desconto de 40% nas multas recebidas após a adesão ao sistema. O proprietário poderá optar em cada multa individualmente, abdicando de apresentar defesa ou recurso para aquelas que quer receber o desconto. No Estado, há 275.925 veículos cadastrados no SNE, sendo 154.333 de pessoas físicas e 11.668 de jurídicas.

Nos últimos quatro meses, 4.369 multas foram pagas com o desconto máximo (40%), que vale para as infrações cometidas após a adesão do proprietário/condutor ao sistema. A adesão habilita o envio das multas apenas pelo formato digital, via app. Condutores que não têm veículo também podem aderir ao SNE e garantir o benefício.

O sistema permite maior agilidade ao processo, disparando notificações eletrônicas em vez das enviadas pelo correio. O direito ao desconto só vale para infrações futuras, não retroagindo para notificação de infrações cometidas antes da adesão ao SNE.

É recomendável a adesão ao SNE logo na sequência do download do aplicativo. O DetranRS também ressalta que a adesão não obriga o motorista a abrir mão da defesa de todas as infrações, apenas daquelas em que ele reconhecer o erro e quiser quitar com valor reduzido o que deve.

O diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, lembra que o papel do DetranRS é sobretudo o de conscientizar e educar o cidadão. “O motorista que abdica da defesa e reconhece seu erro sai ganhando com o SNE. Sem falar que o sistema é mais ágil, econômico e dinâmico, facilitando a vida das pessoas”, afirma.

Como aderir ao SNE

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
MÁRIO SERRALHEIRO
ROGÉRIO CALÇADOS
ANUNCIE AQUI
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +
*/ ?>