Tecnologia

Atualização do iOS 14.5 em 2021: saiba como configurar recurso esperado no iPhone

A mudança vem junto com outros esforços da Apple para aumentar a transparência e privacidade

Compartilhe:
05/05/2021 - 11h15min CNET Corrigir

Se você já passou algum tempo comprando online, provavelmente está familiarizado com a sensação assustadora que surge quando você clica em um par de sapatos e descobre que um anúncio desse par segue você em cada site e aplicativo que você visita para o semana que vem. Um novo recurso no seu  iPhone no iOS 14.5 visa manter sua vida online mais privada, dando-lhe a opção de desligar o rastreamento de anúncios nos aplicativos que você usa. 

O recurso App Tracking Transparency chegou com o iOS 14.5 na semana passada . A menos que você dê permissão explícita a um aplicativo (incluindo aqueles feitos pela Apple ), ele não pode usar seus dados para anúncios direcionados, compartilhar seus dados de localização com anunciantes ou compartilhar seu ID de publicidade ou quaisquer outros identificadores com terceiros. Essa mudança - revelada pela primeira vez na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple em junho de 2020 - atraiu o apoio de defensores da privacidade e críticas de empresas como o Facebook , que dizem que isso prejudicará seus negócios de publicidade . 

A mudança vem junto com outros esforços da Apple para aumentar a transparência e privacidade , que o CEO Tim Cook recentemente chamou de " direito humano fundamental ". Em dezembro, com o lançamento do iOS 14.3, os usuários começaram a ver " rótulos nutricionais " de aplicativos que informam sobre os dados que um aplicativo solicita antes de baixá-lo da App Store. 

Veja como usar o novo recurso App Tracking Transparency para controlar quais aplicativos podem rastreá-lo.

Como desativar o rastreamento de aplicativos em novos aplicativos

Ao baixar e abrir um novo aplicativo, você receberá uma notificação perguntando se deseja permitir que o aplicativo rastreie sua atividade em aplicativos e sites de outras empresas. Você também verá informações sobre o que o aplicativo rastrearia. Você pode tocar em Pedir ao aplicativo para não rastrear ou Permitir . 

Ao baixar um aplicativo, você verá uma notificação pop-up dando-lhe a opção de permitir ou não que o aplicativo rastreie você.

Você também pode desativar o rastreamento de aplicativos em todos os aplicativos baixados em Configurações> Privacidade> Rastreamento e desativando Permitir que aplicativos solicitem rastreamento . Isso significa que qualquer aplicativo que tentar solicitar sua permissão será impedido de solicitar e será informado automaticamente que você solicitou o não rastreamento. E todos os aplicativos (exceto aqueles que você deu permissão para rastrear no passado) serão impedidos de acessar as informações do seu dispositivo usadas para publicidade, de acordo com a Apple. 

É importante observar que isso não significa que os anúncios desaparecerão. Significa apenas que você terá mais chances de ver anúncios genéricos, não um para o mesmo par de sapatos em que clicou uma vez. 

Como desativar o rastreamento de aplicativos em seus aplicativos já baixados

Para aplicativos que você já baixou e pode ter permissões de rastreamento configuradas, você ainda pode ativar ou desativar essas permissões por aplicativo. 

Em Configurações , toque em um aplicativo e, em seguida, toque em para desativar Permitir rastreamento . Ou vá em Ajustes> Privacidade> Rastreamento e toque para ligar ou desligar cada aplicativo que você verá na lista de aplicativos que solicitaram permissão para rastrear sua atividade. 

Todos os desenvolvedores de aplicativos são obrigados a pedir permissão para rastreamento. Se a Apple descobrir que um desenvolvedor está rastreando usuários que pediram para não serem rastreados, eles precisarão atualizar seu aplicativo ou enfrentarão a rejeição da loja de aplicativos. 

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES