Cultura

Grupo 05 de Maio, que defende outra data de criação de Camaquã, realiza romaria

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5 de maio
05/05/2021 - 20h42min Corrigir

Representantes do Centro de Estudo Histórico, Geográfico, Folclórico e Social e Turismo 05 de Maio realizaram, no final da manhã desta quarta-feira (5), uma romaria em homenagem ao aniversário de Camaquã. O Evento teve início às 11 horas, na Praça Cel. Silvio Luiz.

O encontro contou com a presença dos representantes do grupo, que defendem uma outra data de criação de Camaquã, 05 de maio. Portanto, 13 anos antes, e não 19 de abril de 1864, dia que é tradicionalmente comemorada pelo município. A reportagem do portal de notícias Blog do Juares (BJ) realizou cobertura do evento.

Os organizadores estiveram primeiramente na Praça Cel. Silvio Luiz, onde tem a placa da fundação do município, depois se deslocaram até a Praça Santa Cruz, onde está o busto do fundador, e após ao cemitério, onde visitaram o túmulo de pessoas que foram importantes ao município.

O grupo de historiadores defende a história e traz referências bibliográficas que sustentam a origem da data, de que Camaquã foi realmente fundada em 05 de maio de 1851, por Manoel da Silva Pacheco.

Confira a entrevista realizada ao vivo, na manhã desta quarta-feira (5), pelo Blog do Juares. Edilon Ávila foi um dos integrantes do grupo que falou ao repórter Édio Wenzke.

MAIS NOTÍCIAS

ELETRO CLIC
DR. JOÃO BATISTA
MÁRIO SERRALHEIRO
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PIX
OLIDATA
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
KNN IDIOMAS
CÂMERAS EXTERNAS