Polícia

URGENTE! Preso jovem de 19 anos que planejava ataque contra escola em São Paulo

Segundo a polícia, suspeito homenageava autor do massacre em Suzano, ocorrido há dois anos

Compartilhe:
11/05/2021 - 10h19min Corrigir

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo descobriu que um homem de 19 anos estava planejando um ataque a alunos de uma escola na Zona Sul da capital paulista. O suspeito foi preso nessa segunda-feira (10), na região do bairro Americanópolis, onde fica localizada a instituição de ensino.

A partir das informações descobertas pelo Deic, agentes da 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) conseguiram acessar trocas de mensagens do suspeito em uma rede social. Foi feita a quebra de sigilo telefônico do suspeito e as provas colhidas foram encaminhadas à Justiça, que expediu mandados de busca e apreensão e de prisão contra o homem.

O rapaz foi localizado na casa de um parente. Também foi apreendido o celular que ele usava para planejar o ataque. A polícia paulista descobriu que o rapaz procurava comprar armas de fogo pela internet.

Conforme a investigação, o suspeito homenageava o autor do massacre em uma escola estadual em Suzano, na Grande São Paulo, ocorrido em março de 2019. Ele, inclusive, usava a foto do criminoso para ilustrar uma de suas redes sociais e criou um e-mail com o nome dele.

O equipamento apreendido foi encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC), responsável pela análise pericial. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros possíveis envolvidos no caso. Ao ser interrogado, o jovem assumiu a intenção de praticar o ataque sem nenhum constrangimento, segundo afirmou a polícia.

Em 2020, o suspeito já havia sido preso por manter essas conversas e planejar ações violentas. Ele foi liberado ao alegar problemas mentais.

Nesta terça-feira (11), completa uma semana do atentado a uma creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. Duas professoras e três crianças menores de dois anos morreram no ataque. O autor, Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, segue internado em um hospital de Chapecó, mas sem risco de vida. Após cometer o crime, ele tentou tirar a própria vida.

E na última sexta (7), a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu um adolescente de 15 anos que planejava invadir uma escola pública em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O atentado também estava sendo planejado pela internet. A polícia apreendeu na casa do adolescente cadernos com desenhos que faziam referência ao nazismo, um passaporte, um notebook, o videogame, um martelo e materiais para fabricar coquetéis molotov.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024CÂMERASTBK INTERNET