Geral

Saiba por onde anda tenente-coronel Ferreira, ex-comandante do 30º BPM

Ferreira atuou na Brigada Militar em Camaquã (RS) por cerca de 30 anos, até ser transferido à Reserva Remunerada em 2015

Compartilhe:
12/05/2021 - 10h38min Corrigir

Na terceira edição do quadro “Por Onde Andas, Tchê?”, o portal de notícias Blog do Juares (BJ) traz nesta quarta-feira (12), uma entrevista exclusiva com o ex-comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Camaquã (RS), tenente-coronel Jorge Ricardo Ferreira. Aos 63 anos de idade, Ferreira goza de boa saúde, é casado e mora com a esposa, dona Sandra, no bairro Jardim do Forte, em Camaquã. Ele é natural de Porto Alegre.

Ferreira veio de família de classe média. Ele contou ao portal de notícias Blog do Juares (BJ) que sempre estudou e trabalhou para conquistar êxito na carreira. Formado com curso superior pela Academia de Polícia Militar, ele é casado e possui dois filhos.

Histórico da carreira militar

Em 1980, Ferreira entrou na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, e se formou aspirante a oficial da Brigada Militar em novembro de 1983. Após a formatura, ele foi designado para comandar um Pelotão de Policiamento Ostensivo em Novo Hamburgo. Após dois anos, solicitou transferência para Pelotas (4º BPM), onde trabalhou por seis meses.

Após os seis meses no 4º BPM, Ferreira recebeu a proposta de trabalhar em Tapes como comandante de Pelotão. Então, ele comandou aquele pelotão por dois anos e meio, quando foi promovido a 1º tenente. A partir daí, o oficial solicitou transferência para Camaquã, que na época pertencia ao 4º BPM de Pelotas, com a designação de 4ª Cia do 4º BPM. Então, ele comandou o policiamento ostensivo não só de Camaquã, mas também de toda a região, acompanhando todas as mudanças de designações que passou a fração até chegar a 30º BPM. Em 16 de abril de 2015, Ferreira fui transferido para a Reserva Remunerada (RR) como tenente-coronel, o que popularmente se diria "aposentou-se". Atualmente, então, ele cuida da família.

O tenente-coronel Ferreira atuou em Camaquã por cerca de 30 anos. Nesse período, além de 30º BPM, a unidade policial militar passou por outras designações, como Destacamento Especial de Camaquã e Cia Independente de Camaquã. O oficial foi comandante, e também desempenhou outras atividades na unidade, como por exemplo, subcomandante.

Atualmente, o 30º BPM, com sede em Camaquã, abrange mais nove municípios; Arambaré, Tapes, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Cristal, São Lourenço do Sul e Turuçu. O batalhão é comandado, hoje, pelo tenente-coronel Marco Antônio dos Santos Amaral.

Ações policiais que marcaram no 30º PM

“Sempre trabalhei de maneira presencial em ocorrências de vulto, tendo muito gosto por trabalho operacional de policiamento, posso citar dois fatos que muito marcaram minha carreira, primeiramente a atuação na enchente de 1995, onde comandei as operações de resgate e rescaldo, mesmo tendo minha casa atingida pela enchente no bairro Olaria. E a segunda ocorrência foi a de assalto a bancos e recuperação de todos os valores com prisão de todos os envolvidos por duas ocasiões”, contou Ferreira com orgulho ao portal de notícias Blog do Juares (BJ).

Agradecimento

“Após todos estes anos de trabalho junto às comunidades do Rio Grande do Sul, e em especial Camaquã, digo que se tivesse que passar por tudo novamente e pudesse escolher, não mudaria nada Muito obrigado a todos que de uma forma ou outra estiveram ao meu lado”, finaliza Ferreira agradecendo.

1ª Edição: Por onde anda Alex Silveira, ex-jogador do Brasil-Pel?

2ª Edição: Saiba por onde anda Jaburu, ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário de Camaquã

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE