Geral

Saiba como será o inverno 2021 no Rio Grande do Sul

A estação mais fria do ano deve começar às 0h32 do dia 21 de junho

Compartilhe:
14/05/2021 - 19h11min Corrigir

Falta pouco para o começo do inverno no Hemisfério Sul. A estação mais fria do ano deve começar às 0h32 do dia 21 de junho, ou seja, em pouco mais de um mês.

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), elaborou boletim climático especial a respeito do que esperar deste período de frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, considerados os Estados mais gelados do país.

Segundo o levantamento, os meses de junho e julho serão os mais frios na região. Haverá predomínio de temperaturas um pouco mais baixas e com redução de chuvas no RS e SC neste período. Ainda de acordo com o boletim, tal padrão climático está associado à passagem de massas de ar frias mais intensas, causando temperaturas negativas irregulares e mantendo a atmosfera com menos umidade.

As precipitações durante o mês de maio podem ficar abaixo de 60%, especialmente no território gaúcho. Esse padrão atmosférico favorece o aumento na frequência das geadas em todas as regiões do RS e SC. As regiões com maiores altitudes serão as mais atingidas. Para o final do inverno, o modelo indica uma inversão dos padrões atmosféricos.

De acordo com o boletim, o período de maio a agosto será marcado por grandes oscilações térmicas, com influência de fortes massas polares nos meses de junho e julho, mas também influências de massas tropicais nos meses de maio e agosto.

Principalmente no RS, a tendência é de atuação mais intensa de massas tropicais, causando aumento das temperaturas e das precipitações. Isso indica que podem ocorrer “veranicos” durante o mês de agosto em todas as regiões dos dois Estados. As chuvas devem ficar regulares no período final do inverno.

Com informações da CCS UFPel

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES