Obituário

Aos 69 anos, morre a gaiteira, cantora e compositora Berenice Azambuja

Artista deixa um filho e quase 50 anos de carreira dedicada ao tradicionalismo gaúcho
04/06/2021 - 09h14min Corrigir

Faleceu, na noite dessa quinta-feira (3), a gaiteira, cantora e compositora Berenice Azambuja. A artista tinha 69 anos e estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, na região Norte do Rio Grande do Sul. Ela tratava um câncer no pâncreas e não resistiu a uma parada cardíaca.

Berenice havia estado hospitalizada há cerca de dois meses, depois de contrair a covid-19. A artista se recuperou e deixou a unidade de saúde tocando gaita e cantando ‘É disso que o velho gosta’, o maior sucesso de sua carreira.

Natural de Porto Alegre, Berenice cresceu no meio artístico – o pai era violinista e a mãe artista circense. Aprendeu a tocar acordeão quando era criança, com uma tia próxima. É considerada uma das mulheres precursoras no tradicionalismo do RS, adotando o chiripá (típico traje masculino gaúcho) para se apresentar ainda na época de adolescente.

Ao todo, a artista soma 17 discos gravados e três Discos de Ouro nos quase 50 anos de carreira. O velório e enterro acontecem ainda nesta sexta, em Vila Lângaro, no Norte do Estado. O sepultamento está previsto para as 17 horas. Berenice deixa um filho e a companheira.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
ANUNCIE AQUI
Tocando agora: Relembre bons momentos