Tecnologia

NASA publica as primeiras fotos de Ganimedes, a maior lua de Júpiter

A sonda Juno, em órbita ao redor de Júpiter, passou o mais perto possível da lua na segunda-feira (7)

Compartilhe:
09/06/2021 - 08h15min Corrigir

A espaçonave Juno, que circula Júpiter, imortalizou a maior lua de Júpiter, apelidada de Ganimedes.

A sonda Juno, em órbita ao redor de Júpiter, passou o mais perto possível (1.038 quilômetros) de Ganimedes, a maior lua deste gigante gasoso, na segunda-feira (7). Ela foi capaz de fotografar este orbe de gelo e fornecer as primeiras imagens detalhadas de sua superfície. Vemos crateras e formações rochosas que podem estar ligadas a falhas tectônicas.

Os pesquisadores da missão Juno tiveram que ser rápidos. Porque a sonda se move a uma velocidade de cerca de 66.800 km/he, eles tiveram apenas 25 minutos para imortalizar o momento. "Vamos demorar antes de tirar qualquer conclusão científica, mas enquanto isso podemos nos maravilhar com essa maravilha celestial", disse o pesquisador Scott Bolton em um comunicado à imprensa da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) .

Revelações por vir

Além de imagens impressionantes, o vôo sobre a espaçonave movida a energia solar proporcionará um primeiro vislumbre da composição desse satélite natural de Júpiter.

Ao final de uma jornada de 2,7 bilhões de quilômetros, a sonda Juno da NASA foi colocada em julho de 2016 em órbita ao redor de Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Mais de vinte anos atrás, a missão Galileu da NASA tornou possível estudar as luas de Júpiter, incluindo a Europa dotada de um imenso oceano de água sob sua espessa.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET