Tecnologia

NASA publica as primeiras fotos de Ganimedes, a maior lua de Júpiter

A sonda Juno, em órbita ao redor de Júpiter, passou o mais perto possível da lua na segunda-feira (7)
09/06/2021 - 08h15min Corrigir

A espaçonave Juno, que circula Júpiter, imortalizou a maior lua de Júpiter, apelidada de Ganimedes.

A sonda Juno, em órbita ao redor de Júpiter, passou o mais perto possível (1.038 quilômetros) de Ganimedes, a maior lua deste gigante gasoso, na segunda-feira (7). Ela foi capaz de fotografar este orbe de gelo e fornecer as primeiras imagens detalhadas de sua superfície. Vemos crateras e formações rochosas que podem estar ligadas a falhas tectônicas.

Os pesquisadores da missão Juno tiveram que ser rápidos. Porque a sonda se move a uma velocidade de cerca de 66.800 km/he, eles tiveram apenas 25 minutos para imortalizar o momento. "Vamos demorar antes de tirar qualquer conclusão científica, mas enquanto isso podemos nos maravilhar com essa maravilha celestial", disse o pesquisador Scott Bolton em um comunicado à imprensa da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) .

Revelações por vir

Além de imagens impressionantes, o vôo sobre a espaçonave movida a energia solar proporcionará um primeiro vislumbre da composição desse satélite natural de Júpiter.

Ao final de uma jornada de 2,7 bilhões de quilômetros, a sonda Juno da NASA foi colocada em julho de 2016 em órbita ao redor de Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Mais de vinte anos atrás, a missão Galileu da NASA tornou possível estudar as luas de Júpiter, incluindo a Europa dotada de um imenso oceano de água sob sua espessa.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
ANUNCIE AQUI
Tocando agora: Relembre bons momentos