Tecnologia

Utilização de grafeno em HDs aumenta em 10 vezes a capacidade de armazenamento

O material à base de carbono também possui maior durabilidade

Compartilhe:
09/06/2021 - 12h55min Corrigir

Os discos rígidos, popularmente conhecidos como HDs, têm a função de armazenar dados, seja for, no caso dos externos, ou dentro do computador, no caso dos internos.

A tecnologia que projetou este sistema de armazenamento não é nova, o primeiro HD data de 157, criado pela empresa IBM. Mas ainda que sejam capazes de armazenar uma ampla variedade de dados e informações, ainda há estudos e técnicas que podem aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento dos HDs.

Pesquisadores observaram que ao utilizar o grafeno, nano material à base de carbono, o espaço disponível para a gravação de dados aumenta em dez vezes. Por ser um material mais fino do que o atualmente utilizado nos discos, o grafeno ocupa um menor espaço, e ainda possui resistência ao desgaste e atrito.

O sucesso da pesquisa utilizando o grafeno na produção dos discos rígidos pode garantir a popularidade deste no mercado, entregando um produto de maior qualidade.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES