Geral

Pênis quádruplo? Conheça equidna, animal australiano que tem uma característica que intriga os cientistas

Os equidnas não são os únicos no reino animal com um pênis com mais de uma ponta
11/06/2021 - 09h38min Corrigir

Você sabe o que é uma equidna ? O estanho animal australiano é considerado um "fóssil vivo" por possuir características de répteis, pássaros e mamíferos, além do ornitorrinco. Porém, o mais estranho da espécie que é o bj eto de pesquisas de vários cientistas é o seu pênis , que tem quatro pontas.

Os cientistas buscam entender a funcionalidade das diferentes pontas do pênis do animal. Até o momento, sabe-se que as equidnas masculinas alternam as pontas do órgão reprodutor, usando duas de cada vez.

"Descobrimos que internamente eles agem como se tivessem dois pênis unidos e possam usá-los independentemente", disse a bióloga Jane Fenelon, da ScienceAlert University of Melbourne.

Ela e seus colegas descobriram que equidnas de bico curto podem direcionar o fluxo sanguíneo de maneira diferente para cada lado do pênis, tornando possível escolher qual parte deles ficará ereta.

Os cientistas buscam entender o motivo pelo qual o animal usa as duas pontas do pênis ao mesmo tempo, há a suspeita de que o ato se deva a uma competição entre macho e fêmea da espécie. Segundo os pesquisadores, ao acasalar alternando as pontas do pênis, a equidna pode ejacular 10 vezes sem uma pausa significativa.

Além do número repetido de ejaculações, os espermatozoides da equidna funcionam de maneira diferente da maioria das espécies. Após a ejaculação, até 100 “pacotes de esperma” são liberados e trabalham juntos para fertilizar o óvulo.

Sabe-se também que o pênis quádruplo da equidna só é usado durante o acasalamento, pois o animal australiano não precisa do órgão para liberar urina. Mesmo sem usar o pênis, os machos conseguem mantê-lo dentro do corpo para que fique limpo.

As equidnas não são as únicas no reino animal com um pênis com mais de uma ponta. Segundo o biólogo Fenelon, é possível encontrar a característica em algumas espécies de tartarugas .

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
ROGÉRIO CALÇADOS
ANUNCIE AQUI
Tocando agora: Relembre bons momentos