Educação

Enem Digital 2021: confira como funciona, data e regras para inscrição

Veja na matéria!

Compartilhe:
11/06/2021 - 16h04min Corrigir

O Enem Digital, modalidade online do Exame Nacional do Ensino Médio aplicada desde a edição de 2020, tem sua segunda realização neste ano e deve acontecer nas mesmas datas da versão tradicional da prova: nos 21 e 28 de novembro, das 13h30 às 19h no primeiro dia, e das 13h30 às 18h30 no segundo.

Ao todo, serão 101.100 vagas e as regras para a aplicação do exame já foram divulgadas em edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em que já é possível conferir as principais informações sobre a prova. Veja, a seguir, tudo que é preciso saber sobre o Enem Digital 2021.

O Enem Digital é a versão para computador do Exame Nacional do Ensino Médio implementada pelo Ministério da Educação em 2019 e cuja primeira edição aconteceu na edição de 2020. De acordo com o MEC, a intenção é que a versão digital da prova, aplicada pela segunda vez este ano, substitua completamente o exame tradicional até 2026.

Assim como na versão impressa do Exame, as provas do Enem Digital serão aplicadas em locais de prova, sendo vedada a sua realização em casa. No total, o Inep colocará à disposição dos candidatos 101.100 vagas no Enem Digital para 2021.

Uma das novidades deste ano fica por conta das adaptações da prova digital para pessoas com deficiência. Candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, opções de prova superampliada, assim como optar por locais de aplicação com acessibilidade e tempo adicional de prova, condições que antes só eram oferecidas na versão impressa da prova.

De acordo com o edital do Enem Digital 2021, as inscrições para o exame se iniciam no próximo dia 30 de junho e podem ser feitas por meio do portal do Inep, na página do participante (enem.inep.gov.br/participante) até o dia 14 de julho. No mesmo prazo, os candidatos devem informar ao Inep a necessidade de atendimento especializado, caso se aplique.

Para candidatos não beneficiados pela isenção no valor da taxa de inscrição (R$ 85), o pagamento deve ser realizado até o dia 19 de julho e o pedido de tratamento pelo nome social pode ser feito no período de 19 a 23 de julho. O Enem Digital 2021 será aplicado em dois domingos sequenciais, 21 e 28 de novembro — as mesmas datas da versão impressa do exame.

O Enem Digital 2021 é voltado apenas para candidatos que concluem o ensino médio em 2021 ou que já concluíram em anos anteriores. Ou seja, a prova digital não é direcionada a quem ainda não terminou os estudos e realizará o exame para fins de treino. É importante lembrar que o participante que optar pela modalidade digital não poderá se inscrever também na versão do Enem impressa — após a conclusão da inscrição, não é possível alterar a opção.

Diferentemente da primeira edição do Enem Digital, desta vez as versões impressa e digital do Enem serão iguais, já que as provas possuem mesma data de aplicação. Vale lembrar que a suposta discrepância no grau de dificuldade das provas digital e impressa suscitou questionamentos por parte dos candidatos na última edição. Portanto, a mudança pode trazer mais isonomia aos estudantes inscritos em cada modalidade do Enem.

No primeiro dia de prova, 21 de novembro, os candidatos terão de resolver 45 questões objetivas do conteúdo de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de ciências humanas, além da prova de redação. Já no dia 28 de novembro, terão lugar as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, também com 45 questões cada.

O Enem Digital será aplicado em locais designados pelo Inep que contem com laboratórios e estrutura necessária para realização da prova. Além da apresentação de documento oficial de identificação com foto do participante, o edital também prevê a obrigação de uso de máscara de proteção à Covid-19 durante toda a permanência em sala, assim como o uso de álcool em gel para higienização das mãos.

A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h no primeiro dia, e vai das 13h30 às 18h30 no segundo dia, pelo horário de Brasília.

Com informações de Inep

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ