Polícia

Operação da Polícia Civil identifica situação de maus-tratos e abandono em instituições de idosos no RS

Dois municípios do Estado foram alvos das diligências, neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Compartilhe:
15/06/2021 - 15h51min Corrigir

A Polícia Civil do Rio Grande do sul deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Senectus com o objetivo de prevenir e combater a violência contra a pessoa idosa, especialmente em situação de institucionalização em Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI).

Em razão da pandemia da covid-19 e das medidas de distanciamento social, as visitas de familiares às pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência foram reduzidas drasticamente.

Assim, após períodos longos sem acesso aos idosos, inúmeras pessoas procuraram a Polícia Civil por serem surpreendidas com a debilidade de saúde de seus familiares, denunciando situações de maus tratos e negligência.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, mais especificamente em 13 instituições de longa permanência e verificações de denúncias em Santa Maria - municípios que possuem delegacia especializada de atendimento a pessoa idosa.

Na ação, foram verificadas as condições de vida dos residentes, identificando indícios de crimes, notadamente maus-tratos, abandono e questões envolvendo crimes financeiros como retenção de cartão de aposentadoria.

Foram verificadas cerca de 60 denúncias em instituições e residências nas duas cidades. Na Capital, a dona de uma clínica geriátrica foi presa em flagrante por cárcere privado por manter uma idosa amarrada em uma cadeira de rodas, além das péssimas condições de higiene e ventilação, bem como uso de medicamentos vencidos.

Nesta terça-feira, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.   

Com informações da Polícia Civil

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB