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Duplicação da BR-116: ministro da Infraestrutura virá ao RS em julho para entrega de mais 10 km de pista duplicada

Trechos que serão liberados correspondem aos quilômetros 330 a 340 da rodovia

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17/06/2021 - 09h46min Corrigir

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou que virá ao Rio Grande do Sul no mês que vem para participar da entrega de mais 10 km de pista duplicada da BR-116, na região de Barra do Ribeiro. A informação foi trazida pelo jornalista Tulio Milman, na sua coluna em Gaúcha ZH.

Os trechos que serão liberados correspondem aos quilômetros 330 a 340 da rodovia. A obra faz parte dos 35 km que estão sob responsabilidade do Exército e que faltam ser duplicados. Em maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou mais R$ 18 milhões para que os serviços nos lotes um e dois, em Guaíba, sigam sem ser interrompidos pelo menos até outubro. A data em que ocorrerá a cerimônia de entrega do novo trecho duplicado ainda não foi anunciada oficialmente.

Próximos passos da obra

O também jornalista e colunista de GZH, Jocimar Farina, havia confirmado, no mês passado, que o viaduto de Barra do Ribeiro, no quilômetro 320, tem previsão de entrega para setembro. Há expectativa, também, para a liberação de um novo trecho, entre os quilômetros 340 e 351, em dezembro. Quando isso ocorrer, todo o lote dois estará pronto.

Em 2022, devem ser finalizados mais 14 quilômetros de pista duplicada, além dos viadutos de Guaíba e Pedras Brancas. A previsão do Comando Militar do Sul (CMS) é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre do ano que vem. Atualmente, 248 militares do 1º Batalhão Ferroviário executam a obra.

Dos 211,2 quilômetros em obras, já estão disponíveis 121,9 quilômetros de pistas duplicadas entre Pelotas e Guaíba. Isso representa 57,7% de obras prontas, sob um valor de R$ 1,57 bilhão. A expectativa do Dnit é concluir os 89,3 quilômetros da rodovia em 2022. A previsão inicial do governo federal era de que a obra custasse R$ 868,94 milhões - montante firmado em contrato no ano de 2009. As obras tiveram início em 2012 e deveriam ter sido finalizadas em 2015. 

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