Polícia

Preso ginecologista acusado de abuso sexual contra pacientes em Canguçu

Mais de 30 mulheres procuraram a polícia para registrar ocorrência contra o médico

Compartilhe:
17/06/2021 - 18h25min Atualizada em 18/06/2021 - 09h00min Corrigir

Foi preso, na tarde desta quinta-feira (17), o médico ginecologista acusado de abusar sexualmente de pacientes em Canguçu, na região sul do Rio Grande do Sul. Cairo Barbosa, de 65 anos, é suspeito de ter cometido pelo menos 30 crimes de violência sexual contra mulheres entre 2012 e 2020.

O mandado de prisão preventiva foi decretado pela Comarca de Canguçu e cumprido pela Polícia Civil. O acusado foi encontrado em um apartamento na praia do Cassino, em Rio Grande. Ele deve ser encaminhado para o Presídio Estadual de Canguçu, após passar pelos trâmites legais de praxe. 

O caso ganhou repercussão no final de maio, quando veio à tona que quatro mulheres foram até a delegacia do município e registraram ocorrência contra o médico, alegando que foram abusadas sexualmente durante atendimento no Hospital de Caridade de Canguçu, entre os anos de 2012 e 2017. Nenhuma das vítimas se conhecia e as denúncias foram feitas no decorrer do ano passado. 

A polícia abriu um inquérito para apurar o caso e após o encerramento da investigação, remeteu a conclusão ao Poder Judiciário. Por sua vez, a Justiça expediu medidas cautelares contra o suspeito. Uma delas foi a suspensão imediata das atividades do médico no hospital onde ocorreram as violências. E a segunda foi a suspensão dos direitos dele exercer a profissão em consultório, que está em vigor desde 5 de junho.

Posteriormente, mais mulheres procuraram a polícia para realizar denúncia contra o médico - totalizando 35 vítimas até agora, segundo informações do Ministério Público. Dezesseis crimes já haviam prescrito. Por isso, essas mulheres foram ouvidas apenas como testemunhas.

Conforme os depoimentos, o acusado cometia os abusos de forma semelhante em todos os casos. Durante os atendimentos, ele não utilizava luvas cirúrgicas e realizava a estimulação do clitóris das pacientes, que estavam desacompanhadas no momento. Além disso, pedia para que as mulheres ficassem completamente nuas, apalpava partes do corpo delas e perguntava se estavam sentindo orgasmos.

Barbosa responde pelo crime de violência sexual mediante fraude. O Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) abriu uma sindicância para avaliar a conduta do médico. Se forem constatados os abusos, ele perderá o registro. Os advogados do acusado alegam que ele só vai se manifestar em juízo.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)