Tecnologia

Telescópio Espacial Hubble parou de funcionar há dias, diz Nasa

O Hubble foi lançado há mais de 30 anos

Compartilhe:
21/06/2021 - 11h00min Corrigir

Um acidente no computador do Telescópio Espacial Hubble o levou a entrar no modo de segurança. O Hubble foi lançado há mais de 30 anos; então é normal que já esteja um pouco velho e dê problemas. Felizmente, também sabemos que já foi reparado antes. Embora neste caso seja um pouco diferente, porque eles não vão enviar nenhuma missão com astronautas para consertar o telescópio Hubble, mas sim consertar o computador da Terra.

Aparentemente, há uma falha no computador de carga útil do Hubble que foi detectada em 13 de junho. Então, em 14 de junho, a NASA tentou reiniciar o computador, mas não funcionou. Tentar mudar para o módulo de memória sobressalente também não surtiu efeito, relatou o Engadget. Durante a noite de 17 de junho, ele também retornou a ter várias falhas. Por causa disso, os gerentes do telescópio o colocaram em modo de segurança.

Apesar do problema com o computador Hubble, o telescópio e os instrumentos estão "em boa forma". E foi colocado no modo de segurança como uma precaução ao tentar consertar o problema.

As outras falhas do Hubble em 2021

Esta não é a primeira falha do Telescópio Espacial Hubble neste ano. Infelizmente, a idade não perdoa nem mesmo esse instrumento. Em março passado, houve um erro de software no computador de voo principal, indica o Engadget. Eles também encontraram um problema com os níveis de tensão da Wide Field Câmera 3.

Em outubro, se tudo correr de acordo com o planejado pela NASA, a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), um novo telescópio espacial, o James, será lançado. Este telescópio tem melhorias em relação ao Hubble e, além disso, você será capaz de olhar mais para trás no tempo do que este. Em princípio, o telescópio James Webb é considerado o substituto do Hubble. No entanto, os pesquisadores esperam que os dois telescópios possam funcionar juntos por um curto período. E então o Hubble deve se aposentar.

Infelizmente, o que as agências querem é uma coisa e o que pode realmente acontecer é outra. Se as falhas do Hubble continuarem, sua aposentadoria pode estar muito mais próxima. No momento, só podemos esperar a NASA reviver o computador de carga útil do Hubble e colocá-lo em funcionamento novamente. Mas, se não o fizerem, poderá ser o fim do telescópio espacial e por alguns meses todas as pesquisas serão interrompidas. Esperançosamente não.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ