Mais 10 km de pista duplicada da BR-116, serão entregues pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesta quarta-feira (7), na região de Barra do Ribeiro. A cerimônia deve contar com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Por conta disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou as alterações que ocorrerão no trânsito após a liberação do tráfego. Os motoristas que seguirem viagem de Sertão Santana para Pelotas devem utilizar a pista sentido Pelotas, saindo à direita. De Sertão Santana para Porto Alegre, a orientação será seguir pela pista sentido Pelotas até o retorno do km 338+640 e acessar a pista no sentido Porto Alegre. Já para quem seguir viagem de Pelotas até Sertão Santana, a indicação é utilizar o retorno no km 336+580 e trafegar pela pista sentido Pelotas até o acesso ao município.
Os trechos que serão liberados correspondem aos quilômetros 330 a 340 da rodovia, entre a ponte de Barra do Ribeiro (no limite do trecho já duplicado) até o km 338 próximos ao acesso de Sertão Santana. A obra faz parte dos 35 km que estão sob responsabilidade do Exército e que faltam ser duplicados. Em maio, o Dnit liberou mais R$ 18 milhões para que os serviços nos lotes um e dois, em Guaíba, sigam sem ser interrompidos pelo menos até outubro.
Próximos passos
Em uma de suas colunas do mês de maio em Gaúcha ZH, o jornalista Jocimar Farina confirmou que o viaduto de Barra do Ribeiro, no quilômetro 320, tem previsão de entrega para setembro. Há expectativa, também, para a liberação de um novo trecho, entre os quilômetros 340 e 351, em dezembro. Quando isso ocorrer, todo o lote dois estará pronto.
Em 2022, devem ser finalizados mais 14 quilômetros de pista duplicada, além dos viadutos de Guaíba e Pedras Brancas. A previsão do Comando Militar do Sul (CMS) é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre do ano que vem. Atualmente, 248 militares do 1º Batalhão Ferroviário executam a obra.
Dos 211,2 quilômetros em obras, já estão disponíveis 121,9 quilômetros de pistas duplicadas entre Pelotas e Guaíba. Isso representa 57,7% de obras prontas, sob um valor de R$ 1,57 bilhão. A expectativa do Dnit é concluir os 89,3 quilômetros da rodovia em 2022. A previsão inicial do governo federal era de que a obra custasse R$ 868,94 milhões - montante firmado em contrato no ano de 2009. As obras tiveram início em 2012 e deveriam ter sido finalizadas em 2014.