Mundo

Morte de jovem gay brasileiro mobiliza protestos contra homofobia na Espanha

O auxiliar de enfermagem Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, foi espancado até a morte em frente a uma boate do país europeu no último sábado (3)

Compartilhe:
06/07/2021 - 17h31min Corrigir

Intensas manifestações ocorreram na Espanha após um jovem homossexual, de 24 anos, ser espancado até a morte no fim de semana. Samuel Luiz Muñiz era de nacionalidade brasileira, mas se mudou com a família para o país europeu quando tinha 1 ano de idade. Atualmente, ele trabalhava como auxiliar de enfermagem.

Samuel foi encontrado inconsciente nas proximidades de uma boate em La Coruña, cidade do noroeste espanhol, na noite do último sábado (3). As investigações do caso apontam que o rapaz foi espancado por cerca de dez pessoas depois de ter saído da boate para fumar e fazer uma ligação telefônica. Samuel chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Os agressores fugiram antes do socorro chegar e até o momento não haviam sido identificados. A polícia espanhola não descarta nenhuma linha de investigação, mas a principal seria crime de homofobia.

"Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás em direitos e liberdades. A Espanha não vai tolerar isso", escreveu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em uma rede social.

Desde a morte de Samuel, diversos manifestos foram realizados em várias cidades do país nessa segunda-feira (5), incluindo a capital Madrid. Milhares de pessoas se reuniram para protestar, algumas seguravam a bandeira do Orgulho, e foram convocadas por grupos ligados à causa LGTBQI+. Os participantes gritavam "Justiça para Samuel", com faixas e cartazes contendo frases como: "Acabem com a homofobia", "Tudo o que me importa é viver" ou "Eles estão nos matando".

Para a família e uma amiga que estava com Samuel no momento do crime, o jovem foi vítima de crime de ódio por conta da orientação sexual.

Foto: Protestos em Barcelona / Nacho Doce / Reuters

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES