Cultura

Adaptação de Dom Quixote contempla cidade de Camaquã no FAC Movimento

Uma das obras mais célebres da literatura mundial “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, é encenada ao público infanto-juvenil pela Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS)

Compartilhe:
11/07/2021 - 20h15min Corrigir

Quando um livro nos fascina, não hesitamos em recomendá-lo a todos. Este é o motivo da proposta de “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão” da Rococó Produções, aproximar os jovens leitores da boa literatura. As fantasiosas e divertidas histórias de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, serão apresentadas pelo grupo através do Projeto ”Circulação Virtual De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão” contemplado no edital FAC Movimento da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul).

A encenação que já recebeu 15 prêmios nacionais de teatro, com destaque para o Prêmio CENYM de Teatro Nacional, estará disponível de forma gratuita através do canal do YouTube da Rococó nos dias 15 e 16 de julho. Além da exibição do espetáculo o projeto conta com oficinas de Flamenco Para Iniciantes, Oficina de Contação de Histórias, Oficina de Ritmo e Percussão corporal, acessibilidade em LIBRAS em 100% das ações e bate-papo com os espectadores voltado para as comunidades das cidades de Camaquã, Canoas, Erechim, Gravataí e Carazinho.

“É uma alegria imensa podermos propiciar momentos de leveza e descontração através da arte com esse projeto, esperamos que toda a família possa se divertir com nosso espetáculo e aproveitar ao máximo as oficinas culturais”, relata Guilherme Ferrêra, proponente FAC MOVIMENTO.

Sobre o espetáculo:

Retrata uma das mais importantes obras da Literatura Mundial, considerada o primeiro Romance Ficcional Moderno, quando publicada provocou imenso impacto em todos os campos da arte: ficcionistas. Poetas, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas e etc até hoje inspiram-se na genialidade da obra para compor a sua própria visão de mundo. Com passagem por importantes festivais de Teatro pelo Brasil, a encenação virtual da Rococó subverte a tradicional estética da contação de histórias e se vale de teatro, dança, música e flamenco para discutir temas como a amizade e a lealdade, as relações de poder e a imaginação através da leitura. Com um afiado elenco composto por Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, que vivem, respectivamente, Dom Quixote e Sancho Pança, o espetáculo atravessa todas as gerações de espectadores, sugerindo muitas camadas de interpretação e convidando adultos e crianças para celebrarem de um mesmo espetáculo através de uma abordagem de linguagem não-violenta com o tempero principal do humor e da diversão. A montagem é enriquecida por uma longa pesquisa na cultura Flamenca, estão presentes no espetáculo, os palmeios, os “pitos”, a percussão corporal e os sapateados que são valorizados pela Trilha sonora original de Pedro Borghetti que nos leva até a Espanha em seus ritmos como as tradicionais “sevilhanas” e “bulerias”. A região de La Mancha e os povoados de Albacate, Cuenca, Ciudad Real, Toboso e Toledo são recriados pela cenografia, iluminação e adereços em seus tons de sépia em referência a uma terra seca e poeirenta do centro da Espanha.

Ao longo dos 30 minutos de espetáculo, com indicação etária livre, todas essas questões se apresentam emolduradas por elementos de linguagem visual de rara elegância em um projeto que se dedica a dialogar com o público infanto-juvenil, introduzindo uma estética mais elaborada e reforçando o convite a consumir teatro e leitura ao longo da vida.

Serviço:

Projeto: Circulação Virtual De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão

Plataforma: YouTube

Canal: https://youtube.com/c/rococoproducoesartisticaseculturais 

Datas e horários:

15 de julho - Combo de atividades

08h30 – 10h00

13h30 - 15h00

19h00 – 20h35

16 de julho - Combo de atividades

08h00 – 09h15

09h30 – 10h20

10h30 – 12h00

13h30 – 14h20

14h30 – 15h20

15h30 – 17h00

19h00 – 20h15

Maiores informações

E-mail: [email protected]

Telefone: (51) 98350 6280

Valor: Gratuito

Classificação: Livre

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET