Tecnologia

4 dicas para otimizar o espaço de armazenamento do dispositivo Android

Saiba acessando a matéria!

Compartilhe:
21/07/2021 - 10h35min Corrigir

Os smartphones costumam estar cheios de dados e acabam ficando sem espaço de armazenamento para a maioria de nós. Quando isso acontece, você precisa limpar os dados ou obter um novo dispositivo com maior espaço de armazenamento.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Com fotos e vídeos de alta resolução e serviços de streaming de vídeo ocupando muito mais espaço do que há alguns anos, é comum que seu smartphone fique sem espaço de armazenamento.

Você já ficou sem armazenamento em um telefone? - uma pesquisa feita pela Droid Life em 2016 relatou que 50% dos entrevistados ficaram sem espaço de armazenamento em seus smartphones.

Então, qual é a solução? Quase uma década atrás, era fácil ganhar mais espaço de armazenamento usando um cartão microSD, pois a maioria dos smartphones suportava cartões microSD naquela época.

No entanto, os fabricantes pararam de fornecer essa opção, com algumas marcas de exceção, como a Samsung. Então, surge a pergunta: o que fazer quando você ficar sem espaço no seu dispositivo móvel? Vamos descobrir abaixo.

1. Opte por um serviço de armazenamento em nuvem

A maneira mais fácil de obter mais espaço livre em seu dispositivo móvel é optar por um serviço de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Google Drive, iCloud Drive, etc.

Se você optar por um serviço de armazenamento em nuvem gratuito ou pago, você pode definir as configurações para descarregar fotos e vídeos para a nuvem, liberando espaço no seu smartphone.

Claro, o aplicativo do serviço de armazenamento deve suportar backup automático. Por exemplo, o Google Fotos permite que você faça backup e sincronize suas fotos e vídeos.

Além disso, você pode excluí-los após o upload para a nuvem para obter mais espaço de armazenamento.

Veja como ativar o backup gratuito na nuvem usando o Google Fotos:

  1. Vá para Configurações> Backup e sincronização e ative-o.

  2. Após o backup das fotos e vídeos, você pode excluí-los do dispositivo em Configurações> Liberar armazenamento do dispositivo.

2. Limpe o armazenamento do dispositivo

Um dispositivo digital fica confuso com o tempo - especialmente nossos smartphones. É por isso que você deve fazer uma limpeza periódica - pelo menos a cada trimestre, se não todos os meses.

Embora você possa fazer isso manualmente, existem aplicativos para ajudá-lo a limpar seu dispositivo, que categoriza o espaço usado por aplicativos, documentos, mídia, etc.

Mais importante ainda, esses aplicativos listam cache, arquivos inúteis e dados temporários, permitindo que você ganhe algum espaço com apenas alguns cliques. Por exemplo, você pode usar o Files do Google para procurar arquivos e limpar seu telefone.

Você deve navegar pelas fotos e vídeos e excluir todos os arquivos de mídia corrompidos, duplicados, pixelados ou indesejados para liberar espaço.

Além disso, você deve verificar a pasta de downloads em seu dispositivo, pois tendemos a baixar arquivos, o que se transforma em desordem com o tempo, então exclua todos eles.

3. Limpe o cache e a temperatura dos aplicativos

Cada aplicativo baixa e/ou armazena dados em seu dispositivo. Por exemplo, o Facebook pode armazenar informações de login e alguns arquivos de mídia em cache ou temporários.

Da mesma forma, Amazon Prime, Castbox.fm, Netflix e a maioria dos outros aplicativos de mídia permitem que você baixe mídia offline, que também utiliza o armazenamento do dispositivo.

Alguns desses dados são armazenados em um armazenamento especial categorizado como “cache”, enquanto outros são armazenados diretamente no dispositivo. Você pode excluir o cache e esses dados extras ou temporários para obter mais espaço livre em seu smartphone.

No Android, você pode seguir estas etapas para limpar o cache de um aplicativo:

  • Vá para “Configurações> Aplicativos e notificações> Ver todos os aplicativos,”

  • Clique em um aplicativo e clique no botão “Armazenamento e cache.”

  • Clique em “Limpar cache” para excluir o cache do aplicativo.

Ao limpar a memória do seu celular você passará a usar muito mais sua conexão de internet para acessar as informações que estão em nuvem. Baixe uma VPN grátis e experimente a possibilidade de acessar seus arquivos de uma forma segura e prática.

4. Exclua os aplicativos não utilizados

De acordo com um relatório mais recente, um usuário médio de smartphone tem geralmente mais de 80 aplicativos instalados em seu dispositivo móvel.

No entanto, em média, usa apenas 9 aplicativos diariamente e 30 aplicativos mensalmente. Isso significa que você pode remover aplicativos não utilizados do seu dispositivo para liberar espaço de armazenamento.

No Android, você pode usar o Google Play Store para verificar todos os aplicativos instalados e remover os que não usa. Siga as etapas fornecidas:

  1. Abra a Play Store e clique em “Opções” (o ícone de hambúrguer).

  2. Escolha “Meus aplicativos” e jogos e mude para a guia Instalado.

  3. Clique em um aplicativo e pressione o botão “Desinstalar” para removê-lo.

Dessa forma, é possível reorganizar seus aplicativos, desinstalando os que não usa e, até mesmo, instalando novos aplicativos que realmente são úteis. Entre as aplicativos que podem turbinar o seu celular estão ferramentas como aplicativos de produtividade, antivírus e VPNs.

Quanto espaço de armazenamento você realmente precisa?

Depende apenas dos seus requisitos. Se você dificilmente tira fotos e vídeos usando seu smartphone (talvez você tenha uma câmera DSLR?), Provavelmente conseguirá com 64 GB de armazenamento.

Por outro lado, se você é um entusiasta de câmeras, opte por uma opção de armazenamento mínimo de 128 GB. Mas se você é um usuário pesado que tira várias fotos e vídeos todos os dias, deve procurar um mínimo de 256 GB de espaço de armazenamento.

Ou você também pode comprar um smartphone com armazenamento expansível usando um cartão microSD.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABB