Saúde

Em ação de conscientização sobre febre amarela, bugio é encontrado morto na zona rural de Chuvisca

Material genético foi colhido para análise em busca da doença e órgãos sanitários do município aguardam resultado

Compartilhe:
23/07/2021 - 16h16min Corrigir

A Secretaria da Saúde de Chuvisca divulgou, nesta sexta-feira (23), o resultado das ações de conscientização sobre a febre amarela realizadas na área rural do município ao longo desta semana. Os trabalhos foram promovidos em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde do município e Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Durante a expedição, algumas propriedades foram visitadas e, em uma delas, os agentes sanitários encontraram um bugio morto. O material genético do animal foi coletado para análise e é aguardado o resultado.

O bugio é um dos principais hospedeiros da doença, assim como os seres humanos. A Secretaria da Saúde solicita para caso a população encontrar algum animal morto ou doente, que comunique o município através dos canais: Vigilância em Saúde (51) 3611-7101 ou Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (51) 3611-7246.

Febre amarela: o que é, transmissão, sintomas e prevenção:

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade. Ela pode se apresentar de duas formas: febre amarela urbana e febre amarela silvestre. 

Atualmente, são conhecidos dois ciclos de transmissão da doença: um urbano, do tipo homem-mosquito-homem, no qual o Aedes aegypti é o principal vetor; e o outro silvestre, complexo, no qual diferentes espécies de mosquitos (Haemagogus spp. e Sabethes spp.) atuam como transmissores e primatas não humanos (PNH) participam como hospedeiros, amplificando o vírus durante a fase virêmica.

Nos seres humanos, a febre amarela possui rápida evolução, com cerca de 10% dos casos, evoluindo para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.

A vacina é o principal meio de prevenção da febre amarela, estando disponível para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade, em dose única para a vida toda. É válido lembrar que é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas da covid-19 e a da febre amarela.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS