Polícia

PF apreende em Porto Alegre obra de arte suspeita de ter sido roubada de Museu da Líbia

Peça em mármore apreendida na Capital teria sido esculpida nos anos 400 a.C.

Compartilhe:
29/07/2021 - 12h51min Polícia Federal Corrigir

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (29), um mandado de busca e apreensão que tinha como objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet, suspeita de ter sido roubada de um museu na Líbia, no ano de 1990.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O item trata-se de uma escultura de mármore de uma cabeça humana, representando Eusculápio (Head of Asclepius), deus grego da cura, do período de 400 a.C.

A solicitação de busca da obra de arte partiu da Interpol, por meio de comunicação da Interpol Tripoli, na Líbia, ao Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil. Conforme a Secretaria Geral da Interpol, a escultura está inserida na base de dados da organização de obras furtadas ou roubadas.

A obra havia sido retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, permanecendo naquela unidade alfandegária de fevereiro a setembro de 2020, mas foi liberada ao adquirente da peça, mediante a apresentação dos documentos de importação, não sendo possível verificar a ilicitude do objeto.

O comprador da peça será ouvido para esclarecer se sabia da origem da escultura. A obra de arte será periciada e caso confirmada sua autenticidade e procedência, será repatriada à Líbia. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS