Saúde

Prefeitura de São Lourenço do Sul esclarece suposta negligência em Pronto Socorro do município

Dois casos foram registrados no último fim de semana e um deles envolvendo o óbito de um idoso de 70 anos

Compartilhe:
02/08/2021 - 18h03min Corrigir

A Prefeitura de São Lourenço do Sul fez uma publicação nas redes sociais, nesta segunda-feira (2), para esclarecer dois casos de susposta negligência ocorridos durante o fim de semana envolvendo o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia do município.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Segundo a nota, um paciente de 70 anos deu entrada em estado grave na Policlínica 24 horas, logo após a inauguração da unidade de saúde, na noite de sábado (31). O homem recebeu antendimento e passou por exames laboratoriais e de eletrocardiograma.

Ao identificarem que se tratava de um caso de alta complexidade, os profissionais de saúde solicitaram a remoção do paciente para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia. 

O texto afirma que a transferência foi negada por mais de uma vez pelas equipes da outra instituição de saúde. Até mesmo a regulação regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu negativa de transferência do paciente para o Pronto-Socorro, que deve realizar o atendimento por conta do convênio firmado com o Governo do Estado.

Diante da grave situação, os profissionais da Policlínica conseguiram a transferência do idoso para o Pronto-Socorro de Pelotas. No entanto, não houve tempo de salvar o homem, que faleceu antes da chegada da UTI Móvel acionada pelo município.

O segundo caso de negligência foi registrado na noite seguinte. Desta vez, um adolescente de 15 anos com risco de morte chegou ao Pronto-Socorro da Santa Casa e, diante da gravidade do quadro, necessitava de transferência para Pelotas. Outra vez a remoção foi negada por um profissional da unidade de saúde. O município, então, contratou durante a madrugada uma UTI Móvel com equipe médica para realizar a transferência do adolescente para Pelotas, onde permanece internado.

A prefeitura salientou que em ambas as situações não houve omissão por parte da administração pública. O prefeito Rudinei Härter destacou que tomará todas as providências cabíveis junto aos órgãos de fiscalização para apurar melhor a situação e punir os profissionais envolvidos. Härter também afirmou que irá agir para que casos semelhantes não se repitam, uma vez que "a saúde dos lourencianos deve sempre ser a prioridade sob qualquer circunstância".

Leia a nota na íntegra:

"O Município de São Lourenço do Sul vem de público esclarecer fatos lamentáveis ocorridos durante o fim de semana na área da saúde, tão logo a comunidade ganhou um novo serviço, a Policlínica 24 horas.
Nas primeiras horas de funcionamento da Policlínica, chegou ao local um paciente de 70 anos em estado grave, imediatamente acolhido e recebendo os procedimentos técnicos pela equipe especializada que atende no Pronto Atendimento, inclusive com a realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais. Ocorre que logo da chegada do paciente, a equipe identificou tratar-se de caso de alta complexidade e não de baixa a que se destina o novo serviço. Assim, o profissional médico logo buscou pela transferência para o Pronto Socorro da Santa Casa, recebendo negativa dos profissionais médicos daquela instituição por mais de uma vez. Até mesmo a regulação regional do SAMU recebeu negativa de transferência do paciente para o Pronto Socorro que por força de convênio com o Estado deve realizar este atendimento. Diante de todas as negativas do Pronto Socorro da Santa Casa os profissionais da Policlínica conseguiram a transferência do paciente para o Pronto Socorro de Pelotas, no entanto, infelizmente não houve mais tempo de salvar o senhor que faleceu antes da chegada da UTI Móvel acionada pelo Município.
Na noite seguinte um jovem de 15 anos com risco de morte chegou ao Pronto Socorro da Santa Casa e diante da gravidade do quadro necessitava de transferência para Pelotas, recebendo negativa de acompanhamento do profissional da instituição durante a transferência. O Município então contratou durante a madrugada uma UTI Móvel com equipe médica (tipo de serviço móvel que São Lourenço do Sul nunca teve), sendo então o jovem transferido para Pelotas, onde permanece internado.
Em ambas as situações o Município de maneira nenhuma se omitiu, pelo contrário, agiu para que todo o necessário para o socorro aos pacientes fosse feito. Diante das negativas dos profissionais médicos do Pronto Socorro da Santa Casa, o prefeito Rudinei Härter tomará todas as providências cabíveis juntos aos órgãos fiscalizadores para que casos semelhantes não se repitam e para que os profissionais envolvidos sejam responsabilizados, pois a saúde dos lourencianos deve sempre ser a prioridade sob qualquer circunstância."

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET