Rural

Operação apreende agrotóxicos e 5.800 kg de sementes sem origem em Sertão Santana

Fiscais da Secretaria da Agricultura do RS apreenderam sementes sem comprovação de origem de azevém e milho e 29,2 litros de agrotóxicos sem registro
04/08/2021 - 11h27min Ascom Seapen / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

Em operação desencadeada nessa terça-feira (3), fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizaram buscas e autuaram uma empresa que estava operando sem registro para venda de agrotóxicos, além de comercializar sementes sem procedência comprovada em Sertão Santana.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Foram encontrados 5.400 kg de sementes de azevém e 400 kg de sementes de milho sem comprovação de origem. Já os agrotóxicos apreendidos totalizaram 29,2 litros sem registro e 162 litros com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre os agrotóxicos, foi apreendido produto a base de hidróxido de fentina, que no passado foi proibido no Rio Grande do Sul por estar sendo usado para o controle de caramujos em lavouras de arroz. O produto tem grande potencial de dano ambiental. 

Os agrotóxicos apreendidos totalizaram 29,2 litros sem registro e 162 litros com registro no Mapa

Os agrotóxicos apreendidos totalizaram 29,2 litros sem registro e 162 litros com registro no Mapa - Foto: Divulgação/Seapdr

A empresa foi autuada por comércio sem registro, armazenamento em local inadequado, fracionamento e reembalagem para comércio, mais contrabando. As multas podem chegar a R$ 50 mil. A empresa vai responder ainda ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal, podendo também ser autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por questões ambientais. Um dos fornecedores também deve ser autuado por comercializar para empresa sem registro, o que é proibido pela legislação estadual.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

PIX
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
CÂMERAS EXTERNAS
KNN IDIOMAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
DR. JOÃO BATISTA
OLIDATA
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ