Polícia

Polícia Civil pede prisão de universitários que receberam doses de diferentes vacinas contra covid-19 no RS

Estudantes foram indiciados pela prática de três crimes

Compartilhe:
25/08/2021 - 15h05min Corrigir

Quatro estudantes de Medicina foram indiciados por se imunizarem indevidamente contra a covid-19 com doses de diferentes vacinas em Porto Alegre. Eles são alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e possuem idades entre 22 e 25 anos. A Polícia Civil (PC) também solicitou a prisão dos universitários pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e infração de medida sanitária preventiva.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O caso veio à tona em maio. A investigação foi feita por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da PC. Conforme a apuração, os estudantes foram vacinados com a primeira dose da CoronaVac e a segunda com a da AstraZeneca. Não há estudos técnicos acerca de uma pessoa receber doses de vacinas contra o coronavírus de farmacêuticas diferentes. 

Para a polícia, a atitude dos universitários foi intencional e se torna ainda mais grave por eles serem estudantes da área da saúde. A vacinação para alunos dos cursos de saúde teve início em Porto alegre no dia 22 de abril, sendo suspensa cinco dias depois por conta do esgotamento dos lotes de vacinas nas farmácias credenciadas. Na ocasião, podiam ser vacinados apenas estudantes em estágio de campo em estabelecimentos de assistência à saúde humana por período superior a 10 horas semanais. O cronograma só foi retomado no dia 10 de maio.

A PUCRS se manifestou por meio de nota na época, assim como o Comitê Gestor da Escola de Medicina (Leia na íntegra no final da matéria). Neste momento, o Poder Judiciário analisa o pedido de prisão solicitado pela Polícia Civil

Nota da PUCRS

"A PUCRS tomou conhecimento na tarde de hoje sobre o ato dos estudantes de Medicina e também está apurando mais detalhes. A Universidade irá chamá-los para conversar presencialmente e tomará as medidas cabíveis. Desde o início da vacinação e o surgimento da possibilidade de os estudantes se vacinarem, a Universidade orientou sobre regras do processo de vacinação, grupos prioritários e a relevância dessa operação humanitária que estamos integrando de diferentes maneiras com o envio de comunicados, atendimentos individuais a estudantes e famílias. Mesmo que o ato de tomar a vacina seja de autonomia dos estudantes, a PUCRS irá reforçar as orientações junto ao grupo de estudantes aptos a se vacinar, buscando evitar que isso volte a ocorrer".

Nota do Comitê Gestor da Escola de Medicina

"Desde o começo da pandemia, a Universidade vem agindo com muita responsabilidade e cuidado com a sua comunidade, e em total conformidade com as normas legais. O mesmo ocorreu com o processo de imunização. Unimos esforços para conquistar a inclusão dos nossos estudantes entre os grupos prioritários, mas seguindo rigorosamente as determinações dos órgãos competentes.

É preciso que tenhamos consciência da conquista que alcançamos: em meio a uma pandemia de alta letalidade, viabilizamos a proteção para mais de 500 estudantes que se enquadravam nos critérios elencados no plano municipal de imunizações (cf. ofício nº 12/2021/21). Mas é preciso também que sigamos conscientes e respeitosos com as regras e diretrizes que envolvem esse processo.

O fato noticiado recentemente envolvendo uma minoria dos estudantes da Escola serve de alerta para a responsabilidade de cada um de nós. Conforme reiteramos desde o começo da pandemia, estamos vivendo uma crise sanitária global que exige que nos reconheçamos como coletividade, em que as atitudes de cada um/a impactam a vida de todos.

Esperamos que este tenha sido realmente um caso isolado, que segue em análise pelos setores competentes da Universidade. Aproveitamos para reiterar, mais uma vez, os critérios para vacinação de estudantes, na expectativa que situações como essa não voltem a ocorrer:

– Conforme ofício n° 12/2021/21 da Diretoria de Vigilância em Saúde podem se vacinar estudantes em estágio de campo em estabelecimentos de assistência à saúde humana por período superior a 10 (dez) horas semanais. Importante ressaltar que para este período a vacinação é restrita a quem está realizando práticas nesses espaços, ou seja, em hospitais, clínicas, serviços de atenção primária à saúde, ambulatórios, laboratórios, farmácias e consultórios que possuam Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e sejam em Porto Alegre.

A aplicação da primeira dose para estudantes da área da saúde teve início em 22/4/2021, sendo suspensa em 27/4/2021 devido ao esgotamento de estoque de vacinas nas farmácias credenciadas. A mesma foi retomada no dia 10/5 para aplicação de primeira dose. A segunda dose para este grupo ainda não foi disponibilizada, considerando o período entre doses estipulado pelo Plano Nacional de Imunizações.

Por fim, destacamos também o papel essencial que atuais e futuros profissionais da saúde têm na orientação à população, no seu entorno, na sua comunidade, sobretudo pelo exemplo, pelas suas próprias práticas e condutas. O processo árduo de formação de profissionais de saúde, que cada um de vocês optou em seguir, passa também pela dimensão ética e cidadã. É nessa formação integral que a PUCRS acredita e investe diariamente".

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)