Polícia

Camaquense sofre tentativa do golpe de clonagem do WhatsApp

Golpista se passou por servidor de órgão federal e disse que fazia pesquisa sobre a pandemia da covid-19

Compartilhe:
27/08/2021 - 14h13min Corrigir

Atenção para as tentativas de golpes de clonagem do WhatsApp, através do código de verificação enviado pelo SMS em seu aparelho celular. Na manhã desta sexta-feira (27), um morador de Camaquã (RS) sofreu uma tentativa do golpe, por meio de um dos modus operandi mais usado para este tipo de golpe; a “pesquisa sobre a pandemia da covid-19”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O camaquense recebeu uma ligação telefônica de um número de celular, com código de área 55, de um homem muito educado e bem articulado dizendo que estava fazendo uma pesquisa sobre a pandemia do novo coronavírus. Ele disse que era do Ministério da Saúde (MS) ou algo parecido e ia fazer cinco perguntas. Disse também que o questionário era bem rápido.

O golpista fez algumas perguntas do tipo: no período da pandemia você teve febre, dor de cabeça, dor no corpo ou perda do paladar? Você fez o teste da covid? Testou negativo ou positivo? Você fez o tratamento em casa ou precisou ser hospitalizado? Você conhece alguém do seu bairro que testou positivo para a covid? Entre outras perguntas.

Depois das perguntas, que durou cerca de três minutos, o falso servidor do MS disse que para concluir o questionário e para que pudesse ser incluído no sistema, o entrevistado precisava fazer mais um procedimento. O homem disse que o entrevistado havia acabado de receber uma série de números via SMS e precisava repassar para ele estes números a fim de incluir a pesquisa no sistema.

Descobrindo que se tratava de um golpe, o camaquense alertou e xingou o golpista sobre a tentativa de clonagem do seu WhatsApp e, então, o falsário desligou o telefone.

A mensagem via SMS normalmente vem em inglês para o seu aparelho celular: "Your WhatsApp account is being registered on a new device.
Do not share this code with anyone.
Your WhatsApp code: ???-???".

CUIDADO

Então, ao fornecer o código de verificação do seu WhatsApp para o golpista, ele tem acesso a todos os contatos do seu WhatsApp e consegue se passar por você pedindo dinheiro à sua lista de contatos, mas com os dados bancários dele.

Uma das formas de se manter a salvo da clonagem de WhatsApp é a chamada "verificação de dois fatores", aonde além do método de login tradicional adiciona-se um novo método de login, que pode ser um código gerado automaticamente por um sistema de tempos em tempos, ou uma senha numérica.

Desta forma, mesmo caindo no golpe e repassando para ele o código de verificação enviado pelo golpista via SMS, ele não poderá clonar o seu WhatsApp, pois precisará da senha que só você possui, e nunca deve repassar para ninguém.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)