Cultura

Bicentenário de Anita Garibaldi é comemorado no Piratini

O evento é restrito a convidados, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19

Compartilhe:
29/08/2021 - 08h55min Secom RS Corrigir

O governo do Estado abre as portas do Palácio Piratini na segunda-feira (30), às 15 horas, para celebrar o aniversário de 200 anos de uma das figuras históricas mais emblemáticas do Rio Grande do Sul: Anita Garibaldi. A comemoração do bicentenário contará com apresentações artísticas e lançamentos de projetos que homenageiam a heroína da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A comemoração terá início com a Cavalgada Feminina "Triunfo a Anita Garibaldi”, com a participação de policiais femininas da Brigada Militar e membros do Instituto Anita Garibaldi. Elas sairão do Gasômetro às 14h20, em direção ao palácio.

Às 15 horas, haverá o lançamento da exposição "Anita Garibaldi entre tempos e acervos", com a apresentação da historiadora Luciana de Oliveira, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHRGS). Também haverá o lançamento da edição impressa do “Caderno de Anita”, obra de Elma Sant’Ana, que percorre toda a trajetória da heroína.

O clipe oficial dos Festejos Farroupilhas 2021 será apresentado, com a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e das cantoras Marlene Pastro, Maria Luiza Benites, Loma, Shana Muller e Luiza Barbosa. Marlene e Luiza também farão a apresentação artística de encerramento.

Bicentenário de Anita Garibaldi

Anita, batizada Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu nos arredores de Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821. Conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, mesmo ano em que o guerreiro chegou a terras lagunenses. Foi ele quem lhe conferiu o apelido.

Juntos, estabeleceram uma vida de parceria no amor, na família e na guerra, incluindo a Revolução Farroupilha. Grávida do seu quinto filho, ela adoeceu e morreu na Itália, em agosto de 1849. Sepultada sete vezes, seus restos mortais estão, atualmente, em um monumento da Colina do Gianícolo, em Roma, e o país a considera como Mãe da Pátria Italiana. No Brasil, Anita está inscrita no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Por meio do Decreto 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador Eduardo Leite instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano.

Para dar conta da programação, foi instituída uma comissão composta pelas secretarias da Cultura (Sedac) e de Turismo (Setur), pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), pelo Consulado Italiano em Porto Alegre, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto Anita Garibaldi e pelo IHGRS.

Do evento de segunda-feira, participarão o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, a historiadora e presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, Elma Sant'Ana, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, Liliana Cardoso, entre outras autoridades. A família de Anita será representada por seu bisneto Giuseppe Garibaldi, com uma mensagem em vídeo.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABB