Saúde

Câncer ocular em crianças: Oftalmologista explica como celular pode ajudar detectar sinais

Em 95% dos casos, o diagnóstico do retinoblastoma é feito em crianças até 5 anos

Compartilhe:
16/09/2021 - 12h26min Niágara Braga Corrigir

Neste sábado (18), é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. O retinoblastoma é um tumor ocular, mais comum em crianças, e que pode levar à cegueira. Dois terços dos casos são diagnosticados em crianças de até 2 anos e 95% antes dos 5 anos. De acordo com a Oftalmologista da Clínica Visão Dra. Paula Gabriela Batista dos Santos, este é um câncer raro, mas grave. “Atualmente existem tratamentos como fotoablaçãoo e termoterpia transpupilar. Quanto mais cedo o câncer for detectado e tratado, melhor será o prognóstico”, alerta.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A especialista explica que existe uma forma simples de verificar sinais da doença e que pode ser feita em casa, por qualquer cuidador com auxílio de um telefone celular. “É só tirar uma foto com flash dos olhos da criança e analisar a coloração que se apresenta no reflexo. Se aparecer um reflexo avermelhado, provavelmente, é sinal de uma retina saudável. Porém, se aparecer um círculo esbranquiçado ou acinzentado, é necessário procurar um médico”, orienta.

“Esta é uma doença de difícil prevenção, pois a forma mais comum é esporádica, não havendo elementos genéticos. Então, salientamos a importância desta conscientização para obtermos um diagnóstico precoce”, afirma a médica.

A leucocoria, como é chamado este sintoma de reflexo branco na pupila, não é o único a indicar a presença da doença. Crianças que possuem estrabismo (olhar vesgo) ou fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) também devem receber um cuidado redobrado e manter acompanhamento médico.

Ainda que a criança não apresente sintomas, Paula Gabriela, afirma que é importante que os cuidadores possam levá-la ao oftalmologista a partir dos 6 meses, para avaliar sua saúde ocular. “Nesta idade já podemos ter a ideia se o olhar é simétrico, se o grau está fora da faixa de normalidade para aquela faixa etária, se a criança já fixou o olhar”, explica. O diagnóstico precoce do retinoblastoma, assim como de outras patologias, é essencial para garantir um melhor tratamento e qualidade de vida ao paciente.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)