Geral

Junte-se ao Tchê Travessias no Dia Mundial da Limpeza dos Mares, Rios e Lagoas e #LIMPEOLAGOGUAIBA

Ação visa educação ambiental e conservação do meio ambiente aquático

Compartilhe:
16/09/2021 - 14h31min Francismar Siviero Corrigir

No sábado, 18 de setembro, às 9 horas, o Grupo Tchê Travessias te convida a partir para a ação e pôr a mão no lixo, no maior mutirão de limpeza do mundo. O Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, é o dia em que gente de todas as idades e do mundo todo se reúnem para limpar praias, mangues, rios, mares e lagoas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No ano passado 25 milhões de pessoas de 158 países se mobilizaram. Aqui no Rio Grande do Sul, nós do Grupo Tchê Travessias apoiamos e participaremos desta iniciativa com nossos nadadores. E queremos que você se junte a nós no #LIMPEOLAGOGUAIBA.

A limpeza do Lago Guaíba é uma atividade que apoiamos e fazemos regularmente com os nossos nadadores. Este ano, estaremos juntos na Praça José Comunal, em Belém Novo, Porto Alegre (RS) Brasil.

A participação é a melhor lição que podemos dar, pelo exemplo, de que a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós, seja o nosso bairro ou o nosso planeta. O consumismo e a quantidade imensa de resíduos que ele gera tem causado enorme pressão sobre vários ecossistemas, mas nenhum deles tem sofrido tanto quanto o nosso Lago Guaíba, com a quantidade enorme de lixo que é despejado, especialmente o plástico.

Este ano, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá no dia 18 de setembro. É mais um dia de conscientização, confraternização e também de ativismo, ao mobilizar as pessoas para que sejam mais responsáveis e cuidadosas, e sinalizar para as empresas e o poder público que precisamos de mais soluções e incentivos que favoreçam o reúso e a reciclagem de produtos e materiais.

Realizado sempre no terceiro sábado de setembro, trata-se de um programa sem fins lucrativos coordenado desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha, dos Estados Unidos, e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A maior parte do lixo permanece intacta no ambiente por milhares de anos, causando a mortandade de inúmeros animais marinhos. Entre a sujeira abandonada na areia por banhistas ou descarregada no mar por barcos de pesca, navios ou rios, os principais vilões são o plástico e as pontas de cigarro. Além da contaminação, muitas aves, tartarugas, golfinhos e baleias morrem ao ingerir estes detritos, que confundem com seus alimentos naturais.

Os nadadores e remadores do Grupo Tchê Travessias farão o trajeto entre a Praça José Comunal e a Praia do Veludo recolhendo o lixo depositado na orla do Lago Guaíba.

O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais promove ações de responsabilidade ambiental e inclusão social em diferentes projetos em que atua. O objetivo do Projeto é contribuir para uma sociedade mais consciente e para um ambiente mais limpo. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br  e também nas redes sociais https://www.instagram.com/francisswim/  e https://www.facebook.com/worldswim 

#LIMPEOLAGOGUAIBA tem apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Porto Alegre, Marinha do Brasil, Projeto Nadando Pelos Cartões Postais e Portal Francisswim.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASAABB